30 junho 2009

O nosso miúdo está de Parabéns!!!


29 junho 2009

Fim de semana

E chega hoje ao fim mais um fim de semana estupendo de experiências. Começou na sexta à noite com um espectáculo fabuloso na Casa da Música que teve como título: "Sonópolis". De ano para ano tem crescido de popularidade e que teve a intervenção do Joca a dirigir um dos grupos envolvidos. Um concerto único que tem passado despercebido na comunicação que cada vez é menos social. Tal qual o professor Marcelo, nota negativa à tal comunicação

Ontem, mais um acontecimento cultural/social completamente esquecido, apesar da tal comunicação ter sido avisada atempadamente, o Cantar Portugal. Um coro de 250 vozes de vários grupos corais juntaram-se, no Pavilhão Multiusos de Gondomar, para oferecer as suas vozes e suor à recolha de bens para serem doados ao Banco Alimentar. Bom o mais importante: a sala estava lotada.

No Domingo, o fim de semana terminou em beleza com a participação das VdR no Festival Harmonias Internacionais II em Águeda, organizado por uma associação cultural de Espinhel, a ARCEL. Fomos recebidos como se estivessemos em nossa casa. Sublime é a única palavra que me ocorre. Luís Soares, foi o nosso amigo de Viagens a Sul que fomos rever e apreciar o seu fantástico trabalho. Mais uma vez se provou a força das tantas pessoas que com tanto esforço organisaram um festival bem mais educativo que toda a dança e contradança ministerial (este azedume deve ter a haver com a segunda-feira...). Um parabéns e obrigado por tanta deferência.

Com um fim de semana assim, de certeza que a semana vai ser soberba.


Moi même no grande concerto "Cantar Portugal" (Maria Clara, desculpa o gamanço da foto http://www.portugal-on-line.com/)

25 junho 2009

Outro São João

E que São João foi este? Foi o do ano 2007, e este vosso amigo esteve no júri das Marchas de São João. Até aqui nada de novo, porque volta e meia lá estou eu na função de julgador público das acções artísticas, ou ditas artísticas dos outros. O que é digno de chamada de atenção nesta foto é o senhor que está com ar compenetrado na mesma função de juiz. Quem é? É ele mesmo, o candidato Bruno Carvalho, o homem que está metido num outro são João, bem mais difícil de avaliar.
Nesta foto estão também o Pinheiro, amigo ligado à música e que canta no Canto Nono e a Paula Guedes, a actriz daqui do burgo e com quem me fui divertindo durante esta noite de há dois anos.
Bruno! Estou contigo! Pelo menos aqui na foto. Nas eleições também posso estar, apesar de não votar, sou apenas sócio do acp, mas ainda assim dizes-me bem mais que o outro das orelhas à aviador.

23 junho 2009

Com as Vozes não há Asae. Que sorte!

Há quem ache, que vida de artista é só hotéis 5 estrelas, bons carros, boas mulheres. Enfim, uma vida de sonho cinematográfico... Este esgalhanço vem desmistificar a tal imaginação corriqueira.
Estávamos nós num bar da Galiza, onde fomos recebidos muito simpaticamente por um (carinhosamente chamado neste grupo de insensíveis cruéis) frique, ou seja, um misto de bar/casa de habitação (durante o inverno faz do bar a sua sala comum e de vez em quando e no Verão abre a público) onde se monta e desmonta mesas para refeições, se utiliza um quarto como camarim que fica mesmo ao lado da cozinha e com uma casa de banho em que só falta o jacuzzi. Sorte do nosso anfitrião nenhum de nós ser filiado naquela polícia cadente, a ASAE.
Ora vejam lá:




Bom S. João!!

22 junho 2009

Harmonias Internacionais II

Conforme já fomos anunciando, no próximo dia 28, às 18:00h estaremos em Águeda a partilhar o palco com o Grupo Coral Jovem da ARCEL e a Escolanía de Sergóvia.

Bilhetes
Os locais de venda são:
Posto de Turismo Centro de Portugal, em Aveiro
Junta de Freguesia de Espinhel
Galeria Municipal de Águeda
Biblioteca e Piscinas Municipais

Reservas: Junta de Freguesia de Espinhel Telef: 234 691 311

Como sempre... a não perder!

21 junho 2009

É entrar a bordo, se faz favor!

O projecto Histórias do Sul foi a mais enriquecedora experiência que vivemos nos últimos tempos. Quer ao nível artístico, quer ao nível pessoal. Durante 6 meses e 7 sessões partimos do nada e fizemos um espectáculo que comemorou o dia mundial da Criança. E tivemos por duas vezes a sala cheia: mil crianças de cada vez, que vibraram com uma viagem imaginária de um golfinho que sai do Sado e entra no Amazonas.
Em breve haverá um dvd para todos os participantes. Mais lá para diante pode haver um dvd para todos, numa edição da Casa da Música. Para já, e para quem não pode ver pela net, nem estar na Guilhermina Suggia, aqui fica um resumo de 10 minutos. A autoria é do nosso Carlos Figueiredo, também ele peça fundamental nesta viagem.
Bom domingo.

17 junho 2009

16 junho 2009

Estão a chegar!

Amigos,

A caixa tem dias, mas está já a ficar com material das nossas actuações! Para o provar deixo-vos uma das fotos do dia 7 de Abril, no momento "Casa de Fados" do nosso concerto. Fantástica! Obrigado Conceição!

E volto a lembrar: filmes e vídeos não são no pilhão. São aqui: fotosdasvozes@gmail.com

15 junho 2009

De regresso

De regresso aos ensaios.
De regresso à vida normal e saudável.
Especiais agradecimentos à Uxía e Miguel, por me cederem os seus leitos na enfermidade; à Uxía pelo sumo de limão e laranja, pela pastilha que sabia horrivelmente mas que amainou a dor; à Uxía pelo contacto imediato do Sr. Dr. Vilhena (não o nosso); ao nosso Vilhas, por andar sempre com a farmácia portátil; à mamã, pela tentativa de tratar infecções com Aspegic; aos meus colegas de grupo, pelo incentivo ao teste de robustez física, por ter cantado duas vezes na Casa da Música já em fase de putrefacção; ao Manuel Leitão, por me ter levado a casa mais cedo do que o previsto; a todos os que, directa ou indirectamente, contribuíram para a minha recuperação.

14 junho 2009

Ouvi dizer...

Ouvi dizer, é o começo de uma excelente música dos nossos amigos Manel Cruz, Peixe, Kinorm e Elísio nos bons tempos dos Ornatos... bom, mas não é para falar deles que estou aqui, ainda que merecessem.
Ouvi dizer que um grupo de amigos criou no Facebook um espaço dedicado a nós. Como se chama não sei (ainda me lembro que nós somos as Vozes da Rádio, o que já é bom...) pois não estou filiado nessa rede social. Nem de resto em nenhuma, tirando umas parvoíces que lanço no twitter de quando em vez.
Por isso quem jogar no time Facebook e queira pesquisar, encontre-nos lá e venha cá dizer o que se passa. Pelo que me dizem, muitos amigos nossos da Galiza e Extremadura já por lá andam.

10 junho 2009

DVD já a caminho

Os dias 7 e 8 de Abril foram os dias de gravação. O teatro Helena Sá e Costa, o local do crime. Estes próximos 2 meses serão de montagem e edição das imagens que recolhemos, mais algumas que nos mandaram. As boas imagens de telemóvel e outros equipamentos electrónicos de uso particular, que vão transformar este DVD num documento único do quinteto a cappella português com mais DVD's gravados no mercado: nós!
Soubemos no entanto que houve vários envios que não nos chegaram. Gente que nos abordou a perguntar se tínhamos gostado de imagens, que nunca vimos, porque nunca nos chegaram. Pelos vistos as caixas que usámos não são suficientemente fiáveis e pura e simplesmente eliminam o que lhes apetece. São caixas com temperamento e vontade própria, o que nos tempos que vão correndo até é de louvar.
Como ainda vamos a tempo e gostaríamos muito de poder todas as imagens possíveis, temos agora uma caixa para onde pedimos nos enviem filmes, fotos e o que mais quiserem: fotosdasvozes@gmail.com.
Usem-na e abusem. Enviem o quanto antes essas preciosidades cinematográficas e contribuam para o nosso documento da maioridade.
... Quanto a nós tiramos uns dias de férias, uns dos outros, porque foram mais de dois meses de contacto quase diário. E tudo que é demais é moléstia, diz o povo e com razão.

08 junho 2009

Por mares nunca antes navegados

Mais uma vez fomos até à Galiza.
Mais uma vez fomos ao Clavicembalo, em Lugo.
Mais uma vez fomos recebidos por amigos que apenas por nós, largaram os seus afazeres para estar connosco.
Mais uma vez pernoitamos no Los Olmos.
Mais uma vez almoçamos no 16 em Santiago de Compostela.
Nunca tinhamos estado no Nautico em O Grove, lá fizemos mais amigos.
Nunca tinhamos feito um concerto apenas com quatro do quinteto.
Nunca tinhamos feito dois concertos apenas com quatro do quinteto.
Primeiro a ansiedade, a apreensão, a preocupação (pela saúde do enfermo e situação), depois o alivio da (apenas) amigdalite e sucesso da actuação.

Coitadito no Clavicenbalo
Coitadito em casa da incansável Uxia

O féretro no quarto do Miguel em O Grove


Quarteto de sucesso antes da actuação no Nautico


À porta do Nautico (parece que por cá estava a chover...)

07 junho 2009

Uma pista...

Olha o enfermo na chegada a Lugo! O facto de estar em estado sonolento e sorumbático não é prova de doença. Este é um estado normal. A febre sim... mas essa não se vê aqui. Então digam lá quem é o putativo cadáver?

06 junho 2009

quinteto de quatro

caros, é de uma esplanada no grove e do meu telemóvel que vos digo que desde ontem que somos quatro em palco. Adivinhem quem ficou moribundo na cama do hotel? E quem é que já hoje foi visto por dois médicos? Amanhã revelamos fotos. Até Portugal.

03 junho 2009

Histórias a bom porto

Caros seguidores destes esgalhanços e em especial gente que seguiu por dentro e por fora as Histórias do Sul:

Ainda é de ressaca do espectáculo (e não do jantar) do dia 1 de Junho que venho aqui ao tasco deixar meia dúzia de linhas sobre o que se passou no Dia Mundial da Criança.
As palavras serão curtas para explicar o que passámos, mas foi fantástico, incrível, sentir uma sala com mais de mil miúdos (e graúdos também) aos pulos, a cantar e a dançar. Nas duas sessões (manhã e tarde) conseguimos esgotar a sala Guilhermina Suggia, e mais do que isso, fazer tremer o chão da Casa da Música! Só por isso valeu a pena! Imaginem por tudo o resto...
Quanto ao resto... bom, vão consultando o blogue do vizinho do 5º direito, mesmo aqui ao lado, porque ele vai continuar a existir, como decerto outras histórias.
Enquanto director artístico das Histórias do Sul, enquanto Vozes da Rádio, enquanto músico e enquanto professor (um dia destes sou mais coisas que o Valentim Loureiro!), foi uma das experiências artísticas e humanas mais ricas que vivi até hoje.
A todos muito obrigado.
Encontramo-nos em breve noutro cais de embarque.

Ah! E sexta-feira voltamos à Casa da Música para mais um O que é a Harmonia?

Roleta Galega

Sexta-feira lá estaremos para mais uma rodada.