10 outubro 2009

Reflexão

Hoje estamos todos a reflectir, como aliás já estivemos há 15 dias atrás. Se continuarmos neste ritmo, ainda acabamos todos monges da Cartuxa, ou budistas, dedicando a nossa vida a profundas reflexões existenciais e metafísicas.
Nós Vozes, e por estes dias, passámos por um acontecimento político, tentando com a nossa arte e talento animar quem ia às bifanas e às bandeirinhas. O resultado até foi positivo, porque quando se canta um fadinho, não há povo que resista. E por aí a nossa Mariquinhas e o não venhas tarde acabam por conseguir esse difícil casamento entre a t-shirt do candidato, a tira de courato e o a cappella. Só nos falta mesmo um momento Amália para conseguir o pleno!
Mas hoje, e mais uma vez lembrando que se trata de um dia de reflexão, deixo-vos aqui uma placa que acredito tenha sido posta pelo poder autárquico. Às já existentes placas com indicações para a praia, farmácia e campismo, juntou-se uma útil "secretaria do cemitério".
Como se pode ver, o sentido é exactamente oposto à das outras placas e isso até me parece lógico. Morto que é morto não procura a praia, nem o campismo, nem muito menos a farmácia que já lhe levou as últimas reformas antes do expiro final. Quer um descanso digno, longe da movida do veraneio.
O que me intriga é exactamente o que é uma secretaria do cemitério. O que é que se passa lá, quem lá trabalha, que equipamento tem, como é a sua decoração. Estas são as minhas reflexões para hoje, quando dei com esta fotografia no meu disco duro. O que será, para este caso, ganhar um jogo na secretaria? Que certidões, declarações e outros documentos se podem tirar lá? Que software é usado? Qual o horário de funcionamento? Terá tickets à entrada? E terá plasma sintonizado na tvi?
A minha curiosidade é muita. Um dia viro mesmo para lá e faço uma visita. Só espero que seja rápida e não eterna, como a da maior parte dos seus visitantes.

1 comentário:

Anónimo disse...

A mim parece-me que, do lazer ao descanso eterno, tem as opções todas.