20 maio 2009

E nós?

Depois de um reconfortante pequeno-almoço na cafetaria Jijona, em Mérida, na companhia do meu amigo Tomi, reparámos na placa (que ao contrário da placa que se apresenta no esgalhanço anterior, era de tamanho normal) com o nome da rua. Calle John Lennon, tal e qual, mesmo ao lado da Plaza Mayor, em pleno centro.
Depois, durante o nosso passeio, vimos que várias ruas desta cidade património da humanidade, têm nomes de músicos, escritores, pintores.
A toponímia pode e deve ser uma excelente forma de guardar a memória e ao mesmo tempo de ensinar muito sobre alguém. Felizmente no Porto existe já uma Rua Zeca Afonso. No entanto vários nomes mereciam desde já no mínimo uma viela que ajudasse a manter vivo o seu nome. Para quando o largo Tony de Matos? Será que alguém sabe que ele nasceu no Porto? E a praceta Irmãs Meireles? Não sei se em Lisboa já existe a avenida Alfredo Marceneiro ou a alameda Hermínia Silva, mas se ainda não há, faça-se! E muito antes de aeroportos e tgv's...
Infelizmente nesta nosso Património Mundial ainda não há a Rua Conjunto António Mafra, o que é uma tremenda injustiça. Por isso lutemos para já por este objectivo: uma rua para os Mafras! Depois, e daqui a muito anos, façamos nova luta: o beco Vozes da Rádio!
Agora vou-me... tenho que ir para a Antena 1, que daqui a pouco temos entrevista. Até já.

11 comentários:

Marafuz disse...

Um empreiteiro em Baguim do Monte, Gondomar construiu um prédio e deu os últimos retoques (se é que uns passeios para os peões pode ser considerado retoque) naquilo que ficou após muitos anos com o aspecto de uma rua acabada. O Empreiteiro contemplou a sua obra e gostou do que viu. O Sr presidente da junta coçou a cabeça e perguntou-se (pelos vistos em voz alta) "que nome dar a esta rua?" ao que o empreiteiro respondeu "Porque não o meu nome?" E assim ficou. Esta história foi-me contada como verdadeira. Não posso jurar que assim seja. e assim sendo, com esta falta de critério e justiça pelos que engrandecem a nossa cultura, voto tb na mudança do nome de um dos palcos onde os vi actuar. De Avenida dos Aliados para Avenida dos Mafras!!! Para as vozes podemos dar o nome daquele canteiro em frente ao Museu Militar. Brincando...

d- disse...

http://vejambem.blogspot.com/2008/08/ruas-praas-pracetas-e-avenidas-jos.html

http://guedelhudos.blogspot.com/2009/05/parque-jose-zeca-afonso.html

http://guedelhudos.blogspot.com/2008/09/as-ruas-jos-afonso.html

d- disse...

Apanhei ontem, por acaso, o programa da Antena 1. Já ia na segunda parte. Aproveito para reclamar uma actualização, aqui no blog ou no wikipedia, da discografia do grupo incluíndo colaborações com outros artistas ou em colectâneas (Espanta Espiritos, Voz e Guitarra, novelas da TVI, etc). Um resumo rápido tipo o Rui Reininho no livro "Afectivamente GNR".

Joca disse...

Ola d-,

Agradeço a actualização sobre a toponímia. Do parque José Afonso em Santiago já sabia, pois foi notícia que li há pouco tempo. Das outras ruas, pracetas e auditórios fiquei mais esclarecido... e aprendi, no tal link que nos enviaste acerca da rua discreta que tem o nome de José Afonso em Lisboa, que "a dignidade das ruas é construída pelas pessoas que lá moram, não pelo seu aspecto". Lindo!

Quanto à nossa discografia, parece vergonhoso, mas acho que nunca fizemos uma listagem verdadeiramente completa. Assim que ela for feita prometo notícia aqui no blog e posterior publicação no nosso myspace.

ab

jp

Trabs disse...

Pois sim Lennon conta(va) com uma legião de fãs em Merida a ponto de lhe darem um rua. Francamente podiam ter escolhido melhor (a rua). Bom, pelo menos tem uma emissora de rádio que sempre dá um pouco de alegria à coisa.
abrassu i cuntinuassom de boua biaige.

Sergio Castro

d- disse...

No site prometem (há algum tempo)uma listagem desse tipo.

Faz falta esse tipo de informação. E para vocês é fácil compilar esses dados.

Pode ser actualizada (e melhorada) à medida do tempo. No início pode não ter datas nem nome de temas...

Ainda agora descobri, por acaso, que participaram no disco dos Denário.

Só mais uma pequena questão: no programa da A1 referiram um concerto com os Clã em 1996 onde participaram em temas do 1º disco. Parece que o GTI é do 2º disco que só foi editado em 1997.

JSongy disse...

Olá amigos!
Umas coisinhas p'aqui... Primeiro agradecer a vossa presença na magnífica cidade de Almendralejo. A malta adorou, apesar daquelas carinhas sisudas e pouco participativas!
O jantar também foi um espectáculo... Diverti-me imenso. A pena foi vocês não terem podido anionizar (?) acetilsalicilizar (?) AH! Já sei, sulfatar, não era?
Já soube pela Lígia que o Joca lá conseguiu aguentar a voz até ao concerto de Plasencia...
A pena foi não me terem avisado que iam tomar um desayuno na Gijona de Mérida... Teria ido lá beber uma tigela daquele maravilhoso café espanhol com colher de sopa – que tão bem nos servem – com vocês... Enfim, fica para a próxima e, já sabem se vierem por terras emeritenses outra vez, contem comigo!!! O contacto tem a Lígia, por exemplo, ou a EOI de Almendralejo!

Joca disse...

Olá Jacques,

Pois é verdade, a minha voz aguentou-se até Plasencia, sempre à custa de muitos fármacos, da ajuda do Vilhas e do camião de fármacos que ele leva para todas as viagens e acima de tudo da inibição que tivemos sempre em sulfatar, depois dos jantares. Nesta viagem comportamo-nos como um grupo de seminaristas convictos. Depois do jantar fomos sempre directos para o hotel!... menos em Plasencia, mas esse foi o último, já não havia nada a perder.

Gostámos muito da nossa experiência por essas terras. O público de Almendralejo é semelhante ao nosso do Alentejo. Manifesta-se pouco, mas sabe mostrar o seu agrado. E nós sentimos isso.

Abraços a todos por aí

jp

Amigo d-,

Excelente atenção... se não foi o GTI, foi alguma música do primeiro álbum que curiosamente foi gravado na mesma altura e no mesmo sítio que o nosso primeiro... somos do mesmo clã!

As informações no site e noutros sítios são como a verdade: tardam, mas não falham!

ab

jp

Maria disse...

Umas perguntinhas.. "seus nomados"
1ª - Para quando o DVD da celebre noite na Maia?
2ª Dia 1 de Junho estou no Algarve, como vou poder assistir ao show do dia 1 de Junho? Tv, Radio? Onde, onde? onde?
3º Uma reclamação, andam a avisar as coisas em cima da hora e tá male. muito male, eu queria assistir á entrevista na Radio
como so soube no dia a seguir ... lá fiquei xateada, xateada..

Em conclusão, beijos para todos e não se "percam" nas ruas da vida, porque becos, também acho pouco.. melhor mesmo é trabalharem para uma Avenida por favor e eu que eu seja bem velhinha e assista... :)

Anónimo disse...

Para a Maria:
o programa já está disponível no site da antena 1. Pode ouvir a entrevista das pérolas!

maria disse...

Anónimo andei a cuscar o site da antena 1, ou é do sono ou nao consegui apanhar a entrevista, fiquei tristita, se alguem me puder dar o link directo para eu bater com os olhitos de frente nela eu agradecia.
Beijinhos