30 março 2010

Férias e Páscoa

Ora cá estamos nós na semana de reflexão, a semana em que por tradição, podemos, devemos reflectir na nossa vidinha. É verdade que ainda não tive grande tempo para reflectir na minha, e bem preciso(he, he), mas numa curta pré-reflexão no youtube recordei e reflecti numa das nossas atarefadas épocas de há uns anos atrás.
Boa Páscoa!

22 março 2010

A pensar nos incêndios...

Foi assim que começamos esta Primavera, com o movimento civil e voluntário de uma limpeza da nossa floresta, para que não haja tantos incêndios. Porque o dinheiro não chega para tudo, ou melhor para além das despesas com o sistema, não chega para mais nada, limpe-se  lá a floresta. Eu apoio o movimento, aliás apoio todos os movimentos de limpeza. Comecemos na floresta, passemos também pelas sucatas, pelas câmaras de ar e as outras, pelos portes e free, pelas portagens, pelos ministros e primeiros e políticos em geral, jornais, jornalistas e jornaleiros, pelos empresários, empregadores e empregados, pelos juízes, juristas e juros. Limpe-se tudo e vai-se ver que afinal a crise é de falta de vergonha. 
Isto tudo para que não seja preciso chamar os bonbeiros.

20 março 2010

Ainda a propósito das Mulheres

O dia internacional da Mulher já lá vai e o Miúdo, no dia certo, deixou aqui o seu escrito. Ao mote do dia respondeu ele, e bem, com o nosso disco Mulheres que, sem eu ter dado por isso, já tem 5 anos. Curiosamente ainda ontem num zapping, ouvi o "Tu lês em mim" numa série da RTP1, que julgo chamar-se Pai à força, ou qualquer coisa parecida. É, para mim, um (bom) sinal de que aquele trabalho não está datado e como tal, pode continuar a ser ouvido.
Temos todos a noção que o álbum Mulheres é o menos consensual das Vozes. Esta semana, curiosamente, conversei sobre isto com o meu amigo Joaquim que, como muitos outros, não percebeu bem a ideia de um quinteto a cappella ter cometido tamanha infidelidade num disco inteiro.
A verdade é que nos apeteceu, como nos está constantemente a apetecer, fazer coisas diferentes. Até vos posso adiantar desde já que esta minha ausência do tasco passa pela preparação de algo... completamente diferente. Voltando ao Mulheres, o disco está cheio de referências a influências musicais que fomos (especialmente eu) tendo durante a vida. Tenho para cada tema várias explicações e histórias: o porquê daquela frase, daquele som, daquele instrumento, daqueles coros.
Se calhar e se houver tempo, aqui pelo tasco vou-vos contando a história de cada um destes temas. Para começar deixo-vos o God only knows, de um álbum dos Beach Boys chamado Pet Sounds, que ouvi muito há alguns anos atrás (fica assim porque dizer muitos anos atrás fica-me mal...). E para quem conhece o Mulheres, consegue perceber que o Tua Natureza veio aqui beber. Aliás dos Beach Boys absorvemos todos os coros. É fácil perceber.
Um bom-fim-de-semana. E boa Primavera.

14 março 2010

Dia do Pai - A corrida

Para além da vertente musical, este grupo também se dedica ao desporto. Diria até a diversos e multifacetados desportos. Hoje foi mais uma oportunidade para demonstrar tal.

Num destes ensaios, o Joca falou sobre a Corrida do Dia do Pai. Este ano, parte do numerário da inscrição reverte a favor da Operação Nariz Vermelho. Ora, para os mais atentos, a nossa ligação a essa causa é tentacular. Temos uma madrinha em comum, a Nicole Azevedo, onde nos conhecemos na Rádio Nova, aquando das gravações do Dia dos Senhores (esse mítico programa). Já cantámos o Hino do Doutores Palhaços... Enfim. Um sem número de ligações. Foi a mesma Nicole que, via sms, nos convidou a participar nesta festa do Dia do Pai.

Quanto aos meninos: o Vilhas chutou para canto... por motivos profissionais, não conseguiria estar apto nem para a caminhada de 7 Kms. Mas aos caucasianos, quando uma causa nobre como esta se atravessa nos seus caminhos, é sempre recebida de braços abertos. Já se calculava que o único a optar pelos 10kms seria aquele que treina regularmente. Os outros optariam pela caminhada.

Resumindo: apareci, corri como se não houvesse amanhã, cruzei-me na corrida com a nossa madrinha e respectivo e simpático marido, deu para os cumprimentar (se estiverem a ler isto, desculpem ter estado pouco tempo, mas queria mesmo suar a t-shirt, coisa quem em 8 kms não tinha conseguido... e acabei por não conseguir!). Não vi nenhum dos meus colegas. Soube posteriormente que o Joca acabou por não aparecer, também por questões profissionais. Fico com a dúvida que fui o único representante. Mas não se preocupem. A minha prestação foi dentro da média. E digo-vos: junção ginseng coreano+goji tibetano=doping natural brutal!


Como não tenho fotos da competição, deixo-vos com outras participações Nariz Vermelho onde o colectivo apareceu na totalidade. Tenham um bom e saudável domingo.









08 março 2010

Mulheres

Hoje acordei com a seguinte sms:

"Nada como começar o dia oito de Março a ouvir o cd Mulheres! Bom dia!"

Eu segui o exemplo da minha amiga e também levei o Mulheres para o carro. Para os leitores que nos acompanham há menos tempo, o cd Mulheres nasceu de uma parceria entre o grande João Monge e as Vozes, sendo que o Joca é que teve todo o trabalho de composição. Neste projecto, mostrámos que também sabemos tocar alguns instrumentos, e para além do Monge, envolvemos também outros amigos. Foi um dos projectos que mais me agradou participar. Infelizmente, estivemos poucas vezes em concerto com o formato banda+vozes. Mas os que tivemos, ficarão provavelmente na minha memória até ao dia em que o sr. Al fizer das suas. Não poderia deixar de dedicar o single a todas as mulheres em geral e às leitoras em particular, pois sem dúvida que o 6º sentido é que as torna tão especiais. A elas e ao menino que dizia "I see dead people"...





05 março 2010

Sem grandes comentários

Há uns dias atrás alguém por aqui falava, com ar jocoso, daqueles que levados pelo cansaço se deixam embalar nas viagens. Tal herói, deixava no escrito a virtude de nunca cair nos braços de Morfeu.
Terça-feira fizemo-nos à estrada e parámos na capital do Império. Mais uma jornada privada, desta vez no hotel Ritz, que resultou numa noite de glória!
O regresso no dia a seguir possibilitou esta foto que aqui vos deixo.
Os comentários ficam para quem os quiser fazer...

01 março 2010

Vozes também nas feiras

Pois está a fazer um ano e alguns elementos das Vozes da Rádio, se calhar, imbuídos ainda num espírito Eros de Gondomar, foram fazer uma tour por outros salões. Cá está uma prova, e apesar de não ter sido autorizada por tribunal, sei de fonte segura que não é fotoshop...