08 julho 2009

Antes que ele morra...

Ontem, como qualquer mortal ainda em estado vivo, não pude deixar de deitar o olho ao funeral do ano. Confesso que não tenho aquela curiosidade mórbida em espreitar funerais, cemitérios ou outras actividades que envolvam cadáveres, mas o showneral (como já vi escrito) de ontem, era bem mais do que um ritual de despedida.
No meio de discursos inflamados, afirmações de amizade eterna e o lamentável espectáculo da criancinha (filha ou não...) a falar do pai, tive assim oportunidade de ver uma performance fantástica do Stevie Wonder.
Julgo que já aqui escrevi que admiro o Stevie Wonder e a sua música. Aqueles melismas, esgares vocais, miadas sem fim, que ficam terrivelmente mal a qualquer português que o tenta fazer, caem como luva na voz do homem. E ontem aquele "Never dreamed you'd leave in Summer" foi sublime.
Para que fique para a história das Vozes, conto-vos aqui que o primeiro arranjo que escrevi para este grupo foi uma música de Stevie Wonder "Isn't she lovely?" e que estreámos logo no nosso primeiro concerto, no dia 21 de Abril de 91. Era a fase das 4 vozes e contrabaixo e durante cerca de ano e meio fomos cantando essa música.
Esta é a altura ideal para vos contar isto, porque o homem respira saúde, canta ao seu melhor nível e não se prevê que caia numa mortalha tão depressa.
E para fechar a versão de 71, no Brasil, de "Never dreamed you'd leave in Summer". A música tem quase 40 anos, mas ficou muito bem no funeral de ontem, lá isso ficou!

2 comentários:

Tomi disse...

Este homem é um missionário sem posição, um cruzado sem guerra. Na Vidinha dele evangelizando o canto em silêncio... No entanto, cada vez mais hereges julgando cantar, levam-nos, um dia, ao holocausto de sodoma e gomorra, no que à música diz respeito. Bem haja este Homem!

Rosa Y Casaco disse...

Quando dizes: "que ficam terrivelmente mal a qualquer português que o tenta fazer", não estavas a pensar no José Cid, pois não?