29 abril 2011

E porque hoje é o Dia Internacional da Dança...

...nunca é demais recordar o nosso tema mais dançado!

28 abril 2011

O Mestre da Viola



Muitas vezes apelidamos o nosso amigo Vilhena de mestre da viola, por isso deixo aqui um video de um brother, que já dá uns toques, e que de certeza é já também um mestre da viola.


27 abril 2011

Mais memórias de Abril

Volto às memórias porque já somos suficientemente velhos para ter boas memórias e porque é em segredo que se devem preparar as grandes coisas. Em Maio haverá novidades, isso prometo.

A Galiza tem sido um local muito visitado pelas Vozes da Rádio. Já perdi a conta ao número de concertos que fizemos com os nossos irmãos galegos. Da Galiza guardamos tambén excelentes recordações de duetos a 6 com duas grandes cantoras galegas: Guadi Galego e Uxia. Na Galiza também nos cruzámos com os Luar na Lubre, cuja cantora é portuguesa da Nazaré, com o galego-tripeiro Sérgio Castro ou com a brasileira Socorro Lira. Tudo excelentes momentos musicais, como aquele que apresento aqui no rodapé, passado em Allariz, em Janeiro de 2008 na companhia do Sérgio Castro.

O 25 de Abril já foi passado em Bueu e duas vezes em Ourense, como foi o caso do Venres 24 de Abril de 2009. O grande momento, nestes concertos de comemoração revolucionária, foi sempre o Grândola. Esse momento é quase sempre também o mais constrangedor: 5 lusitanos, de papel na mão a lerem a letra e centenas de galegos a cantarem de cor... Ainda assim, mais vale um papel na mão, que muitos la, la, las no ar, como se pode ler no esgalhanço anterior



26 abril 2011

20 anos em lá lá lá

Apesar de fazer parte das vozes há mais de 10 anos (já?! acho que um dia vou ter de actualizar o meu nick para outra coisa qualquer... o actual começa a ficar sem sentido!), conheço o grupo desde a sua génese. Já vivi momentos inesquecíveis em vários contextos, muitos dos quais foram aqui partilhados, outros terão de ficar na memória, enquanto ela durar. Ora, já que falo de memória, esta parece-me ser inversamente proporcional aos anos do grupo. Todos, sem excepção, já derrapámos numa ou noutra canção, principalmente no que diz respeito à letra. No entanto, a forma de lidar com a situação é bastante diferente, de pessoa para pessoa! Eu, por exemplo, lido mal. Fico atarantado, nervoso e sem jeito... Lembro-me do Walking on Sunshine, no HotClub do Porto, que foi um desespero... Mas há quem consiga tornar o erro em algo divertido! Porque um vídeo vale mais que um esgalhanço, deixo-vos com um medley dos 80's, que, de tão bom gosto ter, nós carinhosamente apelidamos esta pérola de "Merdley". A festa começa a partir do 3:37! Vá, tudo em lá lá lá!

De Abril em Abril

As Vozes da Rádio, são um grupo de Abril. Não só porque nasceram enquanto grupo em palco neste mês, como foram notícia nacional ao participarem no disco histórico "Filhos da Madrugada".
Nestes 37 anos, nunca Abril precisou de ser tão recordado. Dizem que os casais têm crises. Pois também as democracias. A ver pelos anos será uma crise de virilidade. Marque-se consultas em terapeutas, tome-se comprimidos às cores, faça-se alguma coisa, alimente-se esta democracia já!
Nós tivemos um "livre trânsito" para cantar Zeca

22 abril 2011

Uma das primeiras músicas...

... das Vozes a ser gravada em cd foi os "Índios da Meia Praia". A nossa versão a cappella integrou um disco duplo, cantado por imensas vozes, em homenagem a José Afonso intitulado "Os Filhos da Madrugada Cantam José Afonso".
Foi sem dúvida um excelente pontapé de saída, faz parte da nossa história e por isso mesmo é um marco importante destes 20 anos!
Em finais de Junho de 1994 muitas das bandas portuguesas que integraram o projecto participaram num concerto que teve lugar no então Estádio José de Alvalade.

Aqui vai um vídeo "alternativo" desta nossa versão, de alguém que gostou dela e que lhe quis associar boas imagens!


20 abril 2011

E daqui a pouco... 20 ANOS!

Quando em 1852 Stephen Foster escreveu o Massa's in the cold, cold, ground, não esperaria que passados 139 longos anos, com 2 guerras mundiais pelo meio, um grupo de mancebos da cidade do Porto se iria estrear cantando tal canção. A verdade é que a 21 de Abril de 1991, em plenas comemorações do 25A, subimos ao palco pela 1ª vez, no salão paroquial de Perafita onde cantámos esta e outras canções. Estreia em grande de que existe o registo audio! (não sei é onde...)

O sucesso meteórico do grupo levou-nos à RTP logo no mês a seguir e claro, também no estúdio do Bom Dia, arrancámos com a canção do senhor Foster. Playback bem feito da maquete que gravámos no estúdio do Quico Serrano... bom, o correcto será dizer na varanda da casa do Quico, ali à bica da Rotunda da Boavista. Essa aventura será aqui relatada dentro em breve.

Vinte anos já passaram e além das roupas ridículas, muitas outras coisas mudaram. As barrigas cresceram, os cabelos grisaram e até as pessoas foram mudando. Deste tempo resto eu.

Deixo aqui a estreia televisiva. Ao nosso rítmo alucinante, junta-se a extraordinária dinâmica da Ivone Ferreira que faz deste vídeo um dos mais chatos do youtube. No entanto é história. Pura história com 20 anos! Ouçam, vejam e não adormeçam. Ah! E parabéns a nós!

19 abril 2011

Amanhã ou depois, apareces?


Imagine-se uma praça com gente. Imagine-se que, subitamente, se pode ouvir o que vai na mente de cada pessoa - escutam-se de todo o lado estados de alma; ouvem-se desejos, memórias, projectos e fantasias. A imagem serve para expor a natureza deste concerto, um momento de partilha de emoções e histórias, reais ou ficcionadas, de um grupo de cidadãos invisuais ou com visão reduzida. No palco juntam-se aos formandos do VI Curso de Formação de Animadores Musicais da Casa da Música para, sob orientação dos britânicos Tim Steiner e Sam Mason, apresentarem um programa composto por dezenas de pequenas estórias que ganham expressão por força da música e da palavra. Misturando momentos de humor, drama e poesia, delicados ou frenéticos, Blind Date foge do guião ordenado para expor a plateia a uma torrente de narrativas que se sobrepõem, tanto se declaram como desaparecem, realizando-se através da execução instrumental, de sons harmoniosos e abstractos, de risos, diálogos ou frases soltas. Chega-se assim a um conceito de concerto teatral, ao que não é indiferente o facto de a maioria dos elementos deste elenco pertencer ao grupo de teatro da ACAPO de Braga. Dinâmica e emocional, esta apresentação coloca a plateia perante a surpresa e o inesperado, tal como acontece num blind date. - retirado do site da Casa da Música.


A sugestão é esta. Casa da Música, dias 20 e 21 às 21h. 2/5 das Vozes estão envolvidos neste projecto. Fica mal dizer que nos "vemos" por lá. Mas contamos com a vossa presença!

Outras Páscoas...

Noutras Páscoas, sem FMI, mas em crise...
Oh, Mestre de Avis, onde páras tu? Tantos condes por aí. Que falta nos fazes...

16 abril 2011

Não dispensa...apresentações!

Há um momento dos nossos concertos muito especial que é a apresentação dos artistas. À falta de melhor, elegemos o nosso António Miguel para nosso interlocutor, durante estes anos todos. Na verdade, muitas vezes a nossa intimidade também é posta a "nu" neste momento... e nós em palco nunca sabemos o que dali poderá sair...

Aqui fica um exemplo... um de muitos. Ou de todos.

13 abril 2011

Tempo de memórias

Os tempos são tão difíceis que o povo começa a entrar num terrivel histerismo de memória: lembras-te quando o FMI esteve cá em 1979? Lembras-te quando se ia para a fila do pão? Lembras-te do tempo que com 500 escudos comíamos os 4 no Abadia? Lembras-te quando o polvo sabia mesmo a mar?

Até eu vou sucumbir ao balanço dos tempos e lembrar tempos passados: 2001, Porto Capital da Cultura, fartos e belos tempos em que o Coliseu esgotava 2 noites seguidas para ouvir 5 pérolas da cidade.Todos felizes partlhámos experiências artísticas (e não só, acrescento eu) e deste Porto Cantado nasceram belas amizades. E nós, 5 rapazes, enxutos de carne e visual cuidado cantámos com os Ruis, o Sérgio e a Manela... Que saudades tenho da falta de barriga!


Pois bem, agora com mais barriga, mais cabelos brancos, mas também com mais amigos e mais dinheiro (sim, é preciso assumir!) deixo-vos as noites do Porto... também elas já parte da minha memória, pois estes tempos não dão para grandes saídas.


Até já, que vou apanhar o alfa das 8 e 47!

12 abril 2011

Ó...lhó passarinho!

A nossa participação no concerto dos Expensive Soul, no passado dia 31 de Março, já lá vai... Mas fica-me na memória excelentes momentos, quer em palco, quer fora dele. Apesar de só ajudarmos à festa em duas músicas, quem esteve nos bastidores percebeu que vibrámos ao longo do concerto. Para os fãs normais, o espectáculo termina após a saída dos artistas do palco. Para nós, fãs privilegiados, o verdadeiro espectáculo começa nos camarins! Fica aqui a prova dos 9 (ou mais...).


Não fomos os únicos a dar uma perninha aos meninos de Leça da Palmeira. O Virgul e o Rui Veloso também abrilhantaram um espectáculo que deixou o público em êxtase.


Demo e Newmax com os gaviões. Pelo sorriso do pessoal, os croquetes e rissóis do catering deviam estar bem bons. Pelo menos cheiravam bem...



Esta última foto representa o sentimento geral no final do concerto: Mission Acoomplished!

11 abril 2011

Bairrada e muita boa gente!

Este Sábado passado regressei à Bairrada para mais uma "evangelização" da Voz! Terras que me são muito queridas, e às Vozes da Rádio. Por estas paragens sempre fomos recebidos com uma simpatia singular. Pois no Sábado 9, os sorrisos, a afabilidade, a comida, o vinho, a diversão... Fabuloso!
Não é só o Sócrates que tem um amigo Luís. O nosso amigo Luís é de muito perto da Bairrada, confesso que não tenho a certeza que o bom vinho da zona de Espinhel e Águeda pertença ao saboroso vinho da Bairrada, mas a proximidade deixa dúvidas pela mestria do acolhimento das suas gentes.

ARCEL (Associação Recreativa e Cultural de Espinhel)

08 abril 2011

Ó, nós também ficamos bem assim???

Dando continuidade ao vídeo que o Joca nos presenteou e concordando que o look é "meio caminho andado" para receber o FMI, não podemos deixar de partilhar este momento convosco. Nestes 20 anos já cantámos em variadissimos locais e nas mais diversas situações. Em terra, em alto mar, em salas de espectáculos, bares, casinos, restaurantes...uma panóplia de contextos que nem sequer cabiam aqui. Mas tá na hora de entrar um pouco mais no nosso mundo privado. E este será o 1º de alguns vídeos da mesma série, nunca editados. O que cantámos foi um fado. O "Não venhas tarde". A versão para um público diferente do habitual: para uns flashes barulhentos, um forte foco de luz e um fotógrafo à nossa frente! A palavra de ordem era a naturalidade e nisso tentámos não falhar! Também tivemos uns ajustes de posição, (o nosso "Luís"), um telemóvel a tocar, mas cantámos com sentimento, com sentido de responsabilidade, com o objectivo de bater umas boas chapas, de ter uns bons clicks, de mostrar os nossos fatos novos para fazer face aos compromissos que nos esperam nos próximos anos. (Com esta austeridade talvez para os próximos 20 anos...) E claro, também não podia faltar a palhaçada!

E então, estamos bem assim???



07 abril 2011

Mestres do Cavaco



Quem esteve presente no concerto dos Expensive soul, teve uma oportunidade de nos ver de cavaquinhos em riste, demonstrando os nossos dotes expressivos e virtuosos no uso daquele instrumento. Fazemo-lo poucas vezes, mas quando o fazemos, geramos sensações únicas naqueles que ouvem, e um deslumbramento singular apodera-se de todos, até de nós próprios. A verdade é que já temos seguidores pelo mundo fora, inclusive em intérpretes desse filho bastardo do cavaquinho: o ukelele.

Deixo aqui um jovem promissor, ainda a dar os primeiros passos, e para o qual devemos ser certamente inspiradores. Um abraço para ele e para a família.

06 abril 2011

Ó!

Portugal vive momentos únicos! Podem não ser os melhores, mas são um manancial inesgotável para quem gosta de se divertir com a triste figura dos outros.

Nós próprios, que tantas vezes aqui nos apresentámos como palhaços, somos constantemente ultrapassados pela realidade.

Há dias vimos um extraordinário entertainer a mandar calar um individuo dizendo: "Ó sócio... tou concentradíssimo". Dias depois, foi o Tiago que de máquina em punho ouviu várias vezes: "Ó sócio, tira aí uma foto". Hoje o sócio já teve nome. Chama-se Luís! E o Luís é que disse como o boneco ficava bem: se assim ou assim. Para mim este foi o momento do dia. Por vezes nem o Office do Ricky Gervais consegue ser tão brilhante.

Mediante isto resta-me dizer: "Ó FMI, entrem lá devagarinho e não façam barulho que a malta tá a dormir!"

04 abril 2011

"Ó sócio, tira aí uma foto!"

Já não se pode sair a um domingo à noite, para um passeio depois da ceia, sem ser interpelado pelos transeuntes...









03 abril 2011

Post a Azul e Branco

Parabéns ao FCP! Mais um campeonato a juntar a um palmarés invejável!

01 abril 2011

O mês vintage!

O mês de Abril é e será sempre um mês especial para nós! O mês de Abril de 2011 muito mais: é o mês em que fazemos 20 anos!!!! Ontem, nem de propósito...começamos bem o vintage com um concerto na Casa da Música, convidados dos nossos amigos Expensive Soul, que já havia sido anunciado por aqui. Com certeza irá haver reportagem do que se passou ontem...para já partilhamos convosco o caso inverso: um concerto nosso com a participação do Newmax dos Expensive Soul.Foi em Maio de 2009, no Fórum da Maia. Um concerto que existe em DVD (o nosso único DVD... para já!!!) com o mítico Conjunto António Mafra e amigos.

Para aguçar o apetite fica aqui o "Vi-te picar no Ouriço".