25 novembro 2011

Cheirinho a Natal

A uma semana do início do mês de Dezembro, o pensamento recai quase mecanicamente numa única palavra: Natal. As lojas já não disfarçam as luzes, os pais natal alpinistas e os efeitos de neve que, insistentemente, resolvem pintar nas suas montras. Mesmo que queiramos evitar este pensamento ou centrar a nossa atenção noutra coisa, os estímulos visuais, sonoros e gustativos não nos deixam fugir a concentração da época em questão.

Como Vozes da Rádio que somos há 20 anos, os nossos Natais das últimas duas décadas foram marcados por uma agitação maior do que os anteriores. Dezembro passou a significar também o mês dos jingles acappella, dos concertos com barretes de Pai Natal, dos arranjos das músicas de sempre, interpretadas à nossa tão singular maneira. E a verdade é que gostamos muito de o fazer! Não nos cansamos de cantar 5, 10, 20 vezes o mesmo reportório natalício e de todas as vezes acrescentamos algo de novo, uma bola aqui, outra acolá, uma estrela no topo e assim se enfeita uma música de Natal! Por isso, queremos deixar hoje no blogue um vídeo a introduzir já a época que se respira nas ruas, que se sente no ar. Um vídeo que junta um momento descontraído no ensaio de som, com o Tiago e o Jó a enfeitarem a "árvore" à sua maneira, e o momento da actuação. Um vídeo que coincide com o sentimento dos últimos dias de Novembro, onde já todos estão à espera do Natal :)

23 novembro 2011

Olh'ó passarinho

Volta e meia, por motivos profissionais, tenho de viajar. Aqueles que me conhecem muito bem sabem que andar de avião não é coisa que me assista muito... Fico sempre a pensar na lei da gravidade e na gravidade que seria a lei imperar...
Quando entro no avião olho desde os pneus, aos flaps, tento decifrar anomalias no cantar do motor e sigo cada assistente de bordo para ver se eles transpiram confiança ou não.
Na terça apanhava eu o meu segundo avião em Frankfurt, reparei que um pássaro estúpido estava a por em causa a minha segurança! A gralha pousada mesmo na traseira do avião insistia em não sair... lá voltei eu ao pânico do costume, mas tudo correu bem. Em Amsterdão, quando aterrámos, a ave já não perturbava ninguém, suspeitando eu que ela desistiu mal os motores começaram a fazer barulho ainda na Alemanha.
A verdade é que quanto mais vezes voo (e têm sido muitas ultimamente), mais me apetece fazer como o passarinho: saltar antes que o pássaro grande comece a andar!


17 novembro 2011

Primeiros socorros




Nos concertos de comemoração destes 20 anos de carreira, é referido muitas vezes em palco, como a idade nos atinge, no que respeita à memória, aos cabelos brancos, à próstata e fraldas. Principalmente ao meu colega Jójó, noto que o assunto próstata o apoquenta e preocupa.

A pensar nele ponho aqui à disposição um pequeno video prático, que já vi 5 vezes, e penso que estou capaz de amanhã durante a viagem para Guimarães, executar a instalação de uma algália no meu amigo Jójó, no banco de trás do carro. Se tudo correr bem, talvez a gente possa repetir a operação em pleno palco durante o concerto, e sermos mais uma vez pioneiros no universo do canto acappella. Se tudo correr mal, é porque algum instrumento interveniente na operação, não é idêntico ao que aparece no video, não permitindo a correcta instalação da algália. A ver vamos...

15 novembro 2011

Coisas bonitas II




O nosso colega e amigo Vilhas sempre soube apreciar um bom filme. Faz muitos anos anos ele deliciava-se a contar-nos um filme, que depois vi no cinema com ele, dum realizador neo-zelandês de nome Peter Jackson, que fazia uns filmes gore de ir às lágrimas. Agora anda por Hollywood a fazer o Senhor dos anéis e o Macaco Gigante, mais o Tintin. Na altura o seu segundo filme foi este "Braindead".




11 novembro 2011

Embalar o Berço da Nação

A um concerto do final da Digressão Vintage 2011, já começamos a ficar com saudades dos espectáculos realizados. Espinho, Porto, Lisboa e Aveiro deixaram-nos excelentes recordações que, de certeza, iremos reviver com muito carinho daqui a 20 anos.

Mas ainda vamos ter mais um concerto Vintage em 2011 para fechar o ano em grande! Um quinteto de cidades magnífico a prendar um quinteto de vozes cheias de amor e humor para dar e vender! Guimarães fechará a saga Vintage 2011 e não esperamos menos que uma casa bem receada para fazer a festa minhota connosco! No berço de Portugal queremos celebrar o nosso nascimento para o mundo, facto que marcou o ano de 1991..pelo menos para nós!

Por isso, amigos e amigas, apareçam todos no dia 18 de Novembro no CAE São Mamede, em Guimarães, para passarmos uma noite de sexta-feira sempre a esgalhar e a cantar! Deixamos hoje este escrito com a reportagem que a LocalVisão fez do nosso concerto em Aveiro. Para matar saudades e para aliciar quem ainda não viu o espectáculo :)



09 novembro 2011

Coisas bonitas

Por vezes recordo-me desse homem mítico, Artur Jorge, que dizia amiúde que tinha feito "coisas bonitas". Nós, grupo a cappella de um país pobre e culturalmente básico, andamos a fazer coisas bonitas pelo país e já só nos falta uma etapa para terminarmos a digressão vintage. Aveiro foi um sucesso como narram todos os comentários que os nossos amigos têm deixado no facebook. Apesar de ainda não me sentir um Artur Jorge, já começo a perceber que um dia posso ter um bigode como aquele que ele tinha.

Na realidade as críticas que temos tido são apenas as do facebook. Os media andam demasiadamente preocupados com os assuntos importantes da vida e não tem espaço para coisas tão normais como um grupo a cappella manter-se há 20 anos a cantar no tal país pobre e culturalmente básico.

Isto tudo faz-me pensar no Sentido da Vida, sobretudo depois da reflexão introspectiva do meu querido colega Jony. Se ele vê coisas como a Casa dos Mortos, eu vejo coisas como este vídeo que aqui vos deixo. Para mim este é só um dos momentos mais altos do cinema de sempre! Qual Visconti, qual Cronenberg, qual Godard, qual Fassbinder! Para mim esta sucessão que começa com uma linda canção sobre o pénis, seguida da entrada triunfal do senhor Creosote, passando à desculpa da senhora para sair do restaurante é simplesmente genial!

Para aqueles que têm dificuldade em perceber de onde nos vem o humor, aqui fica um capítulo de explicação. E neste lindo excerto tenho no Vilhas o parceiro ideal! Ele também delira com esta peça de arte.


08 novembro 2011

A Casa dos Mortos




Provavelmente devem lembrar-se de um ator chamado Rutger Hauer, protagonista de filmes de culto da minha juventude, como "Terror na auto-estrada", "A mulher falcão" ou "Blade Runner". Pois bem, o senhor é responsável pela criação e orientação da fundação Film Factory sedeada na Holanda, que nos ultimos anos apoiou inúmeros realizadores de todo o mundo, na produção de curtas metragens. "A casa dos mortos" é um desses exemplos.

07 novembro 2011

Privatizações





Muito se tem falado e ainda muito se falará da privatização de um dos canais da RTP. Muito se fala dos salários dos apresentadores e dos profissionais que por lá labutam. Mas pouco se fala da qualidade dos programas que por lá são exibidos, e por isso deixo aqui, aquilo que considero ser uma entrevista tipo. Uma entrevista bem conduzida, comovente e cheia de emoção, muito mais do que aquele programa do Daniel Oliveira onde acaba tudo a chorar. Uma entrevista surpreendente, onde acabamos por aprender o significado da vida: uma canja de galinha pode saber a leitão.



PS. Não percam uma visita a padrejulio.net.

03 novembro 2011

Reflexão




Amanhã não é dia de eleições, no entanto, hoje deu-me para refletir um pouco. E como dizem os meus companheiros: "o Jony fala pouco, mas quando fala..."; e o Jony também raramente entra em reflexão, mas quando entra...

Pois aqui vai, o Jony sente-se muito sozinho no grupo. E porquê?? Porquê??? O Jony não tem iphone como os seus 4 amiguinhos. O Jony é pobrezinho, não tem dinheiro para luxos, não contribui para o endividamento particular, não dá importância a bens materiais e no fim fica sozinho. No início e fim dos ensaios, os seus amigos ficam a falar dos seus maravilhosos iphones e o Jony não tem conversa, fica sozinho. Ele é aplicações novas daquela cena da tia, ele é carregadores para adaptar também na tia, ele é gps para nos desviarem da cena da tia, e eu sei lá mais o quê. Sinto-me isolado, agarrado a valores antigos e nobres, como uma boa conversa sobre gajas, como um abraço ou um aperto de mão, ou uma feijoada às 4 da manhã no mercado abastecedor.

E lembrei-me como o nosso "ministro" da cultura também se deve sentir sozinho. O que fará ele naquelas reuniões extraordinárias de ministros, se é que pode entrar nelas?? Coitadinho, tão sozinho que ele anda. O homem até deve saber da poda, pois parece que até já escreveu livros e é editor, e mal o menos para o negócio dele, conseguiu evitar a subida do IVA na escrita, mas o resto... Coitado vai ficar com o seu nome associado a estas politicas do corta a direito, apesar de eu saber que ele sabe uma coisa que eu sei, mas que não consegue que os seus colegas de governo saibam. É que o preço da ignorância é bem mais alto que o preço da cultura. E provavelmente o seu nome vai ficar associado a isso, ao preço da ignorância.

Bom, resta-me deixar-vos com uma música de esperança, cantada por um dos meus cantores favoritos, o Grande Sam Cooke, uma grande voz, grande homem, que "salvou" imensas pessoas, mas que não se conseguiu "salvar". Mais um...



02 novembro 2011

Dia cinzento

Hoje de manhã estivemos na Praça da Alegria a falar sobre os nossos 20 anos. Desfiámos memórias, vimos imagens e falámos sobre a nossa digressão Vintage que já no próximo sábado estará em Aveiro, no teatro Aveirense.

Na história das Vozes da Rádio, e diria de todos os músicos desta cidade, há uma paragem obrigatória: O estúdio do Rangel. Nos últimos quarenta e tal anos todo o músico que se preze passou pela Rua de Santos Pousada para perpetuar a sua música em fitas (e mais recentemente em discos duros) no mais conhecido estúdio desta cidade.

Pelo estúdio Rangel passaram as Vozes vezes sem conta: gravámos lá o Mappa do Coração, o Mais Perto, a Canção da Viela - Património Mundial e tantas outras gravações, como um disco que nunca foi editado (e que não sei se alguma vez será...).

Hoje ao final do dia soube que o Sr. Rangel fartou-se de gravar vozes de canastrões e foi requisitado para gravar vozes de anjos. De certeza que lá em cima ganharam um excelente técnico e amigo.

Fica aqui uma das primeiras gravações das Vozes no Rangel. Em 1992, logo no início do ano, gravámos lá este tema. Foi aliás a primeira das muitas dezenas (centenas?) de vezes que entrei no Rangel. Da próxima vez que lá voltar, sei que irá custar...

01 novembro 2011

Tanto num só dia

Hoje é dia de todos os santos. Hoje o nosso santinho Vilhas faz anos! E hoje é feriado, algo que podemos associar ao lince ibérico, pois ambos estão em vias de extinção.
Num dia como o de hoje, as possibilidades de actividades múltiplas são enormes: entre por a escrita em dia, entre visitar familiares (vivos ou mortos), entre ficar em casa a anhar, entre trabalhar para adiantar serviço, venham as bruxas e escolham! No entanto, há sempre um pouco de tempo para por em prática uma actividade que esteve muito em voga e que continua bastante actual: o bootie call. Para quem não sabe o que é, eu explico resumidamente: é uma simples chamada telefónica com o intuito de fazer um pouco de actividade física com quem está do outro lado da linha. Sai mais barato do que ir ao ginásio, perde-se menos tempo porque a duração do treino tende a ser curta, logo o treino é mais intensa, e ambos lucram com a melhoria do seu estado físico e mental. Vilhas, como os tempos são de poupança, esta sugestão que te faço é a minha prenda de aniversário: um telefonema cirúrgico para alguém que possa alinhar na loucura do bootie call! Sim, por ser o teu aniversário, até te vou emprestar o meu telefone para fazeres a chamada... relembro-te apenas que é de curta duração! Para terminar, não te esqueças da banda sonora. Umas meninas cujo nome da sua banda faz todo o sentido apenas e só no dia de hoje. Feliz aniversário!