03 novembro 2011

Reflexão




Amanhã não é dia de eleições, no entanto, hoje deu-me para refletir um pouco. E como dizem os meus companheiros: "o Jony fala pouco, mas quando fala..."; e o Jony também raramente entra em reflexão, mas quando entra...

Pois aqui vai, o Jony sente-se muito sozinho no grupo. E porquê?? Porquê??? O Jony não tem iphone como os seus 4 amiguinhos. O Jony é pobrezinho, não tem dinheiro para luxos, não contribui para o endividamento particular, não dá importância a bens materiais e no fim fica sozinho. No início e fim dos ensaios, os seus amigos ficam a falar dos seus maravilhosos iphones e o Jony não tem conversa, fica sozinho. Ele é aplicações novas daquela cena da tia, ele é carregadores para adaptar também na tia, ele é gps para nos desviarem da cena da tia, e eu sei lá mais o quê. Sinto-me isolado, agarrado a valores antigos e nobres, como uma boa conversa sobre gajas, como um abraço ou um aperto de mão, ou uma feijoada às 4 da manhã no mercado abastecedor.

E lembrei-me como o nosso "ministro" da cultura também se deve sentir sozinho. O que fará ele naquelas reuniões extraordinárias de ministros, se é que pode entrar nelas?? Coitadinho, tão sozinho que ele anda. O homem até deve saber da poda, pois parece que até já escreveu livros e é editor, e mal o menos para o negócio dele, conseguiu evitar a subida do IVA na escrita, mas o resto... Coitado vai ficar com o seu nome associado a estas politicas do corta a direito, apesar de eu saber que ele sabe uma coisa que eu sei, mas que não consegue que os seus colegas de governo saibam. É que o preço da ignorância é bem mais alto que o preço da cultura. E provavelmente o seu nome vai ficar associado a isso, ao preço da ignorância.

Bom, resta-me deixar-vos com uma música de esperança, cantada por um dos meus cantores favoritos, o Grande Sam Cooke, uma grande voz, grande homem, que "salvou" imensas pessoas, mas que não se conseguiu "salvar". Mais um...



1 comentário:

São Rosas disse...

iPhone-os, Jony!