29 julho 2009

Coisas diferentes na NokiaLand

Amigos,
Estou aqui na terra dos telemöveis e o teclado tem a configuracao de todo o pais: diferente!
Pois muito bem, neste paraiso do norte mais norte, que tanto entusiasmo provoca no nosso primeiro-ministro, atravessar fora da passadeira, ou com sinal vermelho custa 80 Euros. Por outro lado urinar na rua custa 8 Euros. Para quem como eu, gosta de ser um pouco contra o sistema, mas, ao mesmo tempo, poupado, a segunda opcäo sai muito mais em conta. Resta-me saber se atravessar a rua fora da passadeira, enquanto se urina, proporciona duas multas, ou prevalece apenas uma delas. Nada como experimentar.
Porto, ou melhor Portto, e uma forma delicada de dizer prostituta, o que me obriga sempre a dizer que sou de Oporto. Sempre poupo-me a ouvir explicacöes sobre a palavra.
Comprar um saco plastico num supermercado custa 17 centimos e um expresso, para matar saudades do Cimbalino, custa pelo menos 2,20 euros, ainda que eu ja tenha pago 2,70. Um bolinho com cafe e coisa para ficar por 6 euros. Umas aguas num cafe ficam por 2 euros e uma cola por 3 Euros. Isto nos sitios normais, e claro. Uma cerveja, medida inglesa pint, fica por 6 euros, mas um menu no Macdonald's ca do sitio fica pela preco ridiculo de 3,90 Euros.
Ao domingo nao se vendem bebidas alcoolicas! Nada... ou melhor, vende-se cerveja, o que da para a boa refeicao dominical. No entanto sabado a noite, ha alcool a mais, ora nas garrafas, ora nos vomitadoss que se espalham pelos cantos.
A calma (com excepcao do sabado a noite) e ate depressiva: nao ha filas, transito, buzinas. Ha lugares para estacionar e o tempo nem parece passar.
Cada garrafa de agua de plastico vale 20 centimos na reciclagem. Se for de litro vale 40 centimos. As latas valem 15 centimos. Ha quem ganhe para as ferias so a apanhar lixo e a vende-lo nas casas de reciclagem.
Voltando a escatologia, urinar num cafe pode custar 1 euro e no mercado custa 20 centimos. Sai mais barata a multa e por isso mais vale faze-lo em plena via publica. Näo ha bides! Mas ha umas mangueiras que saem do lavatorio e que sao accionadas por um gatilho, que permite uma lavagem de todas as partes intimas em plena sanita. Coisa curiosa e pratica.
Por tudo isto, estou a gostar de ca estar, mas comeco a sentir falta das nossas coisas. Para a semana volto, qual emigrante, para o meu Portugal, num querido mes de Agosto.

6 comentários:

Tomi disse...

Concluo, então, que a torneira do lavatório vai ao fundo das costa, não sendo preciso para isso subir a cadeiras para por o fundo das costas a lavar e com os amigos a vigiar se alguém se aproxima do camarim...

Guilherme Monteiro disse...

E vomitar nas ruas, dá uma multa de quanto?! ;-)
Abraço,
Gui

Anónimo disse...

Por falar em escatologia: de certeza que encontraste a velhota. E que tal? Portou-se à altura?

Avec le temps...

Joca disse...

Tomi,

fica tudo mais facilitado! Nao e preciso trapezismo! A mangueira vai ao sitio certo.

Gui,

Nao sei. Boa pergunta, mas para teres uma ideia, esta semana ha um heavy rock festival aqui em Turku, e eu ja sugeri uma instalacao com fotos dos vomitados que se conseguem ver de manha (sim, porque para os ver ao vivo de noite chegou-me uma vez).

Avec...

Por ca velha diz-se ukka. E nao a vejo ha uns tempos. Parece que ficou por Portugal.

abs

jp

Manuel Leitão disse...

O Mário-Henrique Leiria já encontrou a velha: andava a comer magnórios, a p...!Ora lê:

RIFÃO QUOTIDIANO
Uma nêspera
estava na cama
deitada
muito calada
a ver
o que acontecia

chegou a Velha
e disse
olha uma nêspera
e zás comeu-a

é o que acontece
às nêsperas
que ficam deitadas
caladas
a esperar
o que acontece


Avec le temps...

Joca disse...

E para continuar a animacao, deixem-me contar-vos que o meu companheiro de quarto no hesehotelli de Turku, esta com gripe de cama! E e ingles!! Cu-cu, quem sera o primeiro do grupo com swine flu?