26 julho 2008
Férias
Esgalhado por Joca à(s) 17:03 5 comentários
Etiquetas: Férias
23 julho 2008
Avis
Esgalhado por Joca à(s) 23:17 8 comentários
Etiquetas: Coisas com algum interesse do Joca
22 julho 2008
DEVER "CÍBICO"!
Esgalhado por Vozes da Rádio à(s) 10:56 2 comentários
21 julho 2008
A esfregona
Um outro mito que vem sendo adiado desvendar é o do senhor da esfregona. Julgo que tudo começou com uma entrevista que demos o ano passado numa rádio da Trofa, onde o Miúdo avançou para esta história, mas, como é seu apanágio, não chegou ao glorioso final. Ficou pelos preliminares da narração e deixou a ansiedade no ar.
Eu sempre esperei que ele desse seguimento aqui no tasco e levasse ao fim a tarefa. Mais de um ano depois, vejo-me na obrigação de narrar tão linda experiência. Espero que a partir de agora não tenha que dar desenlaces a todas as histórias que o Miúdo começa…
Certo dia de um mês de Maio, de um ano que não me lembro, descemos a Lisboa para, juntamente com a Mafalda Arnauth e os Tocá Rufar apresentarmos o espectáculo Mátria no Coliseu. Julgo que a assistência era inteiramente constituída por estrangeiros que estavam numa reunião internacional, pelo que o concerto não passou pelo circuito comercial. Após o teste de som, fomos aquecer a voz às ginjinhas do Rossio, no fundo dos Restauradores. Claro que isto é missão só para homens. Assim, o Miúdo foi apenas espectador atento da arte de beber ginjas, com e sem elas.
Assumindo o nosso papel de educadores para a vida de menores, aproveitámos a nossa posição geográfica e levámos o petiz ao Animatographo do Rossio, no intuito de lhe proporcionar uma experiência pedagógica com a sétima arte.
Chegados ao local deparámo-nos com uma filmografia seleccionada, bem certo, mas extremamente direccionada e selectiva. Diria que a especialização ali foi levada muito a sério. As cabines que exibiam sessões contínuas de filmes premiados tinham igualmente uma cortina e toalhetes de papel, pormenor que demonstra a preocupação enorme que existe com a higiene naquele local.
No entanto, o que mais tocou o nosso benjamim, não foram nem os títulos, nem as imagens. Foi a tarefa do senhor da esfregona. Pois é, neste Animatographo existe um senhor que, de esfregona em riste, limpa o chão das cabines, que quantas vezes acumulam lágrimas de comoção, soltadas pelos espectadores. Estas almas sensíveis sucumbem assim à emoção das cenas mais tocantes e deixam marcas no solo, apenas apagadas pela proficiência do tal senhor.
Daí para cá o nosso Miúdo sonha um dia ter a sua esfregona. Ser o senhor da esfregona do futuro. Sonha assim poder ser útil à humanidade, purificando a terra e lavando-a do pecado. Nós apoiamo-lo, apesar de todos o vermos mais como bombeiro.
Esgalhado por Joca à(s) 20:15 6 comentários
Etiquetas: Coisas com algum interesse do Joca
18 julho 2008
Guerreiro Espacial
Estes dois momentos musicais, o Per Stellas e o Guerreiro Espacial, fizeram parte de um projecto que nunca o deixou de ser. Durante algum tempo escrevemos canções de amor espacial para um espectáculo de nome "2001 - a cappella no espaço", mas que nunca chegou a ser montado. A estes temas juntavam-se ainda a Pequena Jupiteriana, o Jacarépagunaminacajurapassu, cançonetas que fazem parte do nosso disco ao vivo de 2002. Mais canções de inspiração galáctica foram feitas na altura: o She's Waiting For Her Love (que habitualmente cantamos ao vivo), o Estou Ficando Apaixonado Por Suas Orelhas, o Soy un Robot ou ainda o Robot-Corno, estes três últimos só ouvidos na nossa sala de ensaios.
Um dia, quem sabe, podemos voltar a pegar nesta silly idea, que na época nos parecia brilhante. Além das músicas, pensámos numa encenação hollywoodesca com fogo, voos razantes sobre a plateia e mulheres verdes.
Para terminar, só deixar a informação que este momento de demência foi gravado para um programa de televisão de nome Parque Maior, no ano 2000, e que só está aqui porque a nossa amiga Tany, guardou esta relíquia.
Esgalhado por Joca à(s) 08:51 4 comentários
Etiquetas: Memórias - televisão
16 julho 2008
O Pato
No entanto, no passado dia 4 de Julho, em Perosinho, o nosso jovem púbere, escorregou na letra de forma escandalosa, repetindo o mesmo verso duas vezes. A responsabilidade para tal tombo nas rimas do Sr. Mafra, foi das meninas e meninos da Orquestra da Escola de Música de Perosinho, que tão bem nos acompanharam nesse serão.
Um enorme obrigado à gente boa da escola, em especial ao João Costa, director pedagógico, que tem feito um trabalho notável. Já agora, o João é também ele um bocadinho VdR, pois gravou connosco no Mappa do Coração, no Mulheres e no Mais Perto, além de ter registado o seu violoncelo na fita, participou no espectáculo que concebemos para a inauguração do Museu da Alfândega. E acima de tudo isto, é um bom amigo.
Esgalhado por Joca à(s) 00:21 1 comentários
Etiquetas: Memórias - Concertos
14 julho 2008
Inglês técnico
Tanta clarividência deixou-nos sempre perplexos e até, porque não dizê-lo, ciumentos de tão iluminados seres. Quando o ciúme é causado pelo brilhantismo e pela inteligência, não é considerado pecado. É até uma virtude.
Guiados pelo tal ciúme e como queremos atingir o nível do nosso guru, buscamos pistas para pisar os seus caminhos. A nossa costela de detectives fez-nos correr mundo em busca da respostas para as perguntas: Onde poderia o nosso lider ter aprendido tanto de Inglês? Que estabelecimento de ensino poderia ter moldado tão iluminado crânio?
No passado dia 6 de Junho a resposta caiu-nos nas mãos. No dia do Ponte nas Ondas tivemos uma passagem, por breves horas, pela Universidade de Vigo. Lá, no piso -2, ficaram desfeitas as nossas dúvidas e esclarecemos as nossas perguntas. Fica a foto de testemunha... e ficaram na secretaria as nossas inscrições para o próximo ano lectivo.
Esgalhado por Joca à(s) 21:21 2 comentários
Etiquetas: Coisas com algum interesse do Joca
10 julho 2008
Débora
A história até ao genérico é simples: a Ana Bola, há algum tempo que nos seguia, desde as nossas participações no Parabéns do Herman. Por outro lado é companheira de um grande músico e amigo, o baixista Zé Nabo, nosso compagnon de route na viagem de 96 a Macau. O Zé é músico do Rui Veloso, Ala dos Namorados, entre outros projectos, e fizemos com ele boa amizade no outro lado do mundo, até porque o jet-leg ajudava às noitadas. Com ele passeámos algumas noites pelos casinos de Macau, não à procura de fortuna, mas como interessados observadores internacionais.
Resultado de tudo isto, a Ana convidou-nos (em 98? 99?) para fazermos e cantarmos o genérico de um programa que andava à volta do universo pimba. Quem melhor do que nós para sermos voz desta abertura? Ninguém! Foi assim que ela pensou... e bem.
Com empenho, dedicação, profissionalismo e amor à arte (sim, porque como de costume a produtora não tinha quase verba para a criação, interpretação do genérico e separadores musicais) lá gravámos o que se ouve neste vídeo. O final, completamente silly, Nova Iorque, saiu em estúdio e lá ficou... a Ana, brilhantemente aproveitou essa evocação que fazemos ao New York, New York, e acabou o programa com a personagem a emigrar para Newark.
Alguns anos depois tive uma aluna de sua graça Débora (aliás já tive várias, o que daria para um esgalhanço sobre o gosto dos pais no momento de nomearem os filhos), que cantarolou esta linda melodia. Admirado por ela saber tão bem a parte do princípio "Débora, Débora-a" perguntei-lhe se sabia quem tinha feito aquilo. Ficou admirada quando lhe disse: eu! Nesse instante subi na sua consideração, pois ela não sabia que tinha eu contribuído para a imortalização de seu tão distinto nome. Mesmo que associando-o a uma cantora de gosto duvidoso...
Esgalhado por Joca à(s) 21:15 9 comentários
Etiquetas: Memórias - televisão
08 julho 2008
Silly Season
Ainda me mentalizava que tinha de me levantar, quando leio no rodapé da SIC notícias: “Delfins deverão anunciar para a semana o fim do grupo”. Virei-me mais uma vez na cama e pensei nisto. Porque se anuncia um anúncio, quando já se sabe o que vai ser dito? Qual é o interesse em saber que para a semana o grupo vai dizer que já morreu? Se agora nos aparecesse na pantalha (adoro este estrangeirismo) o Churchill a dizer que ia morrer, alguém duvidava? Não estamos perante um anúncio do anúncio do cadáver a anunciar que vai morrer? Fui moendo estas ideias, enquanto pelo canto do olho ia lendo mais notícias
No banho fiz a associação que me abriu o entendimento do que é a silly season. A canção “não sejas silly/ não sejas silly/ não sejas silicone/ como a Sharon Stone” dos Delfins faz-me entender o anúncio do anúncio. É a silly season a despertar! Lembro-me bem de ouvir a explicação para o pouco sucesso do disco onde estava esta pérola. “Um disco maduro, que o público não percebeu”. Só já não me lembro se na altura houve anúncio para anunciar que somos uma cambada de burros.
O dia continuou, e eu já precavido, fui olhando para a vida com olhos bem mais silly que habitualmente. A meio da tarde entro num café (se não me engano de nome “Paulinha”, o que só por si é silly) e vejo que na TVI estava a ser transmitido em directo um concurso. Não sei do que se trata, mas vi uma jovem concorrente e ao lado dela o seu perfil. Sonho: ser proprietária de uma cresce. Ainda vacilei e olhei de novo. Cresce, sim estava escrito cresce. Se pensarmos de forma silly, está bem escrito. Uma creche é um aviário humano, onde se depositam pequenos seres e de onde saem crianças, muitas delas bem badochas, já com voz de gente. É um local de crescimento. A Academia das Letras devia desde já aceitar este novo grafismo para creche e até enquadrá-lo etimologicamente.
Novo concorrente. Moço nos seus vintes, perfil físico de cortador de carnes verdes e pelas informações dadas desempregado. Sonho: Passar férias nas ilhas do Pacífico. Outro sinal bem silly! O homem devia sonhar com trabalho, com formas mais decentes de ganhar a vida do que participar nos concursos da tarde… mas não, quer logo vida de lord, de preferência com um séquito de gajas boas ao lado! Triste sina a dele, que a pensar assim ainda acaba com o rendimento social de inserção…Muito silly!
Hoje, novo dia, e já imbuído do espírito universal da silly season, li mais sobre os nossos colegas músicos. Afinal o anúncio da próxima semana, foi ontem mesmo anunciado e é um fim ao estilo morte lenta. Ficou já marcado o concerto final para 2009! Mesmo para o último dia do ano. Daqui até lá, ficarão com certeza como o protagonista da Crónica de uma Morte Anunciada (que já li há mais de 20 anos, por isso não sei o nome do infeliz): toda a gente sabe que ele já está morto e só ele insiste em julgar que não.
Esgalhado por Joca à(s) 21:09 4 comentários
Etiquetas: Coisas sem grande interesse do Joca
05 julho 2008
VOZES EM PERAFITA
É na Zona social, sem entrada e uma excelente forma de encerrar o fim-de-semana!
Aqui fica o programa das festas, que aliás já começa hoje!
-Dia 5 de Julho
Às 17h00 na Igreja Paroquial – Oração de Vésperas Solenes Durante a noite – Montagem do Tapete de Flores
===============
-Dia 6 de Julho
Às 10h45 (junto ao Cruzeiro) – Inicio da Procissão até à Zona Social da Paróquia e Eucaristia Solene
Às 16h00 (na Zona Social) – Marchas Populares
Às 21h30 (na Zona Social) – Concerto Vozes da Rádio
– Fogo de Artifício
Esgalhado por Vozes da Rádio à(s) 19:52 1 comentários
01 julho 2008
Quase um pós-adolescente
O nosso Miúdo fez ontem anos. No mesmo dia da Sodona Amália! Para mim é ele o verdadeiro sucessor da nossa diva. Não só pela voz, mas pelos gestos e pelo bom gosto. Marizas, Dulces, Anas, Mafaldas e outros produtos do fado nacional não passam de imitações do chinês quando comparadas com o Miúdo, nesse campeonato tão disputado que é o de "eu sou a nova Amália!"
Ontem o ensaio teve bolo e vinho do Porto Branco. Houve Parabéns e houve uma conversa tão profunda que se saísse em disco iria ser o nosso hit. Para o Tiago muitos anos de vida, mas ainda mais para a avó que fez um magnifico bolo de ananás.
Já agora, e à laia de guiza, o Sr. Engenheiro se estiver a ler isto, diga à rapaziada da Clix para se aplicar um pouco mais na manutenção das linhas, que isto para este lado deve estar tudo cheio de ferrugem... e ainda por cima não tem chovido!
Esgalhado por Joca à(s) 17:49 4 comentários
Etiquetas: Aniversários