14 janeiro 2009

Acordo? Nem por isso...

Na semana passada fomos surpreendidos por um e-mail vindo do outro lado do mar. Não que não seja hábito recebermos missivas electrónicas de vários sítios do mundo, mas porque o assunto era o acordo ortográfico. Quem nos escreveu foi uma jornalista do Jornal da Tarde de São Paulo, publicação que pertence ao Estadão.
Do e-mail à entrevista por celular foi um dia, e tive uma agradável conversa de mais de 30 minutos com o Jones Rossi sobre o tal acordo e o desacordo que tem gerado no Brasil e em Portugal. Foi aí que me apercebi que o nosso Samba do Acordo tem aparecido em várias notícias e blogues brasileiros.
No jornal O Pioneiro de Caxias do Sul, onde fomos capa da edição digital do dia 9 de Janeiro, Tríssia Sartori escreveu com o título Reforma Ortográfica virou Samba: Tudo acaba em samba, não é mesmo? Mas, quem diria, que isso também aconteceria em Portugal? Foram eles que criaram o divertido Samba do Acordo Ortográfico, que já é um hit nas paradas lusas. Quem canta é o quinteto Vozes do Rádio, que traz uma letra com versos simples, como ''será que tem algum nexo matar o circunflexo?'' . De errado aqui só mesmo o hit nas paradas lusas... Já Jorge Alberto no Recanto das Palavras escreveu: Não dá pra classificar como samba, mas os gajos do grupo As Vozes da Rádio são muito bons no cantar à capela. Eu já os apresentei aqui cantando Boas Festas, do Assis Valente, em um artigo sobre o Natal de 2007. Desta vez, fizeram uma interessante junção da língua portuguesa falada em Portugal, Brasil e países africanos observando as novas regras ortográficas. Achei muito interessante. Sonia Racy no seu blogue no Estadão, Direto da Fonte, no dia 7 deste mês, mencionou-nos sob o título "A reforma, ora pois": Portugal saiu na frente. O quinteto Vozes do Rádio criou o Samba do Acordo Ortográfico, que já é hit nas paradas lusas. A letra tem coisas simples, tipo “Será que tem algum nexo matar o circunflexo?”. Mais uma vez o hit... tirando isso está tudo certo.
Estes foram apenas alguns dos exemplos que apanhámos na net nos últimos dias. Vários foram os blogues que pegaram no nosso vídeo e o colaram na parede. Muitos foram os comentários de defensores e opositores ao acordo... E enquanto a entrevista que me foi feita não sai no Jornal da Tarde, deixo aqui o melhor comentário que li sobre tudo isto. Está no blogue Irmãos Bacalhau, onde se diz: "E a reforma ortográfica em Portugal já deu até samba. Confira nas Vozes dos nossos Patrícios do quinteto Vozes da Rádio" e onde Geraldo comentou: "Protesto dos produtores de doce de côco: "Sem acento, nosso negócio vai para a merda!"
E para quem já não se lembra, confira aqui o sucesso deste Carnaval no Brasil:

1 comentário:

zoltrix disse...

este vídeo merece ser editado!!!!
tirem a gaja que aparece antes e depois, por favor..!!!!!!