31 maio 2011

Nas bordas duma Cigana

Ando a passar por uma fase engraçada... Quando era mais novo, ouvia os mais velhos a dissertar sobre o que era mais importante na vida. De tudo o que ouvia, algumas migalhas ficavam, a muito custo. Pensava que, pelo gap geracional, mudavam-se os tempos e também as vontades. Chego à conclusão que isto não passa de uma simples repetição. O que outrora não tinha importância nenhuma, por estar a ficar menos miúdo a cada dia que passa, agora começa a ter um peso significativo. Podia dar resmas de exemplos, mas fico-me por um bem interessante - o fado. Ora, eu nunca fui habituado a ouvir fado. Em casa, não ouvia fado. Sempre que dava fado, eu reagia como a maior parte dos miúdos que não está habituado a ouvir: língua de fora, olhos semi-cerrados e um enorme "bleah" visceral. Com o tempo, com as marcas da vida, com as rugas e brancas... o fado começa a fazer sentido. Agora, ao ouvir grandes vozes do fado, a reacção é bem diferente. Ouvir uma Amália, um Camané, uma Mariza, uma Aldina Duarte, uma Mafalda Arnauth... é sempre um prazer. Mas ouvir a Cátia Alexandra é uma coisa de outro mundo!

Hoje, tentando encontrar algo específico no youtube, dei de caras com esta pérola. Cátia Alexandra, uma fadista gótica, que canta no 2º Festival Alternativo da Canção. Vou partilhar convosco a canção "Nas bordas duma Cigana", canção nº 4. Ressalvo a importância de observarem o seguinte:
  • qualidade de vídeo;
  • apresentadora de luxo, que atinge o seu auge ao proferir termos como "alternatividade", "fanzice" e "vausto auditório";
  • o compasso de espera que a artista faz, acicatando o público e fazendo desesperar a apresentadora;
  • o primeiro acorde da guitarra (afinação enquadrada no festival - completamente alternativa!);
  • a riqueza da poesia;
  • interpretação de alto nível.
Felizmente ainda há coisas que me surpreendem. Seria extremamente egoísta se não partilhasse. Desejos de uma boa audição e de uma excelente noite.


4 comentários:

Anónimo disse...

Depois deste grandioso clip, quer Miúdo(s), quer graúdos, estão autorizados a reagir com "língua de fora, olhos semi-cerrados e um enorme "bleah" visceral"..com particular destaque para o bleah visceral :)
Sem dúvida, uma óptima pérola :)

São Rosas disse...

Um hino às bordas de uma cigana!

Joca disse...

Há bordas e bordas! Estas são divinais, apesar das estalagtites de lixo! Este tema só não entra no alinhamento dos 20 anos porque não queremos conflitos étnicos!

jp

São Rosas disse...

E já pus isto no blog «a funda São»... com direito a um esclarecimento de uma membrana do blog.