09 maio 2008

Tunas

Aqui em baixo, nos comentários perguntaram-me se tinha estado no Fita esta última quarta-feira, na missão de júri. Sim, fui eu que estive lá, como tenho estado não sei desde quando... talvez 97, 98.
Enquanto estudante nunca me envolvi muito na vida universitária. Na minha primeira vida, aqui no Porto, estudei Informática enquanto me dedicava à música. na segunda, em Aveiro, estudei Composição, enquanto dava aulas aqui no Porto. O tempo sempre foi pouco, e em abono da verdade, a motivação também nunca foi muito grande. Curiosamente tinha bons amigos nas tunas como o Bibas, o Rocha, o Luís em Engenharia. Um dia, veio o convite para ser júri no Fita (Festival Ibérico de Tunas Académicas), e eu aceitei. Anos depois o convite da Portucalense para dar uma mão nos ensaios, e mais uma vez disse sim. Nesse período deixei de ser júri, porque achei que não seria ético. Entretanto fui conhecendo mais gente das tunas: o Lennon da Católica, o Gandhi de Engenharia. Divertiam-me os ensaios na Portucalense e modéstia à parte contribuí um pouquinho para o ano de glória dos rapazes: ganharam todos os principais festivais em 2003. A vida fez-me afastar. Não tinha tempo nenhum disponivel para a Tuna. Voltei no ano a seguir às funções de júri, que foram acumuladas com júri em festivais de tunas femininas (confessadamente melhor frequentados...).
Dos "meus" tempos de tuna há algumas imagens na net. Estas que aqui vos deixo foram-me mostradas na reunião em que me fizeram o convite, em 2000. Na casa do Mokas, lá estava o Chaves, o Mari Carmen e o Mário, no trabalho de me convencerem. Depois, nos ensaios, conheci-os a todos: o Átila, o Scotch, o Cromo, o Sabonete, o Darth, o Tom, o Tomadas... muitos.
A tuna passa é uma espécie de hino da Portucalense. Pois como tudo passa, também eu passei por lá. Que fique a tuna, e rapazes, bom trabalho!

1 comentário:

Helena disse...

As tunas também são muito importantes no panorama musical português... apesar de não parecer! =P

Também nós procuramos o que de melhor há, em termos de qualidade musical, e também nós proporcionamos verdadeiros espectáculos de boa música portuguesa.

Ainda não foi desta... mas um dia gostava de vos ver num espectáculo da minha tuna (Magna Tuna ApocalISCSPiana, de Lisboa), cujo nome só vos deve ser familiar por causa de um certo "negro romance" vosso... que também é nosso! =P

No final do mês, envio-vos um cdzinho com a nossa versão. =)

Até lá, espero que continuem com o bom trabalho! Sempre, sempre muito à frentre... sempre, sempre brilhante!

Beijocas