26 novembro 2008

Com frenesi

Ao olhar aqui para a nossa agenda, reparo que este ano, que foi o mais galego de sempre para as Vozes da Rádio, não acaba sem mais uma visita à Galiza, desta vez à Sala Nasa, onde cantámos pela primeira vez em 2002 ou 2003 (cá está mais um pequeno exemplo de como a minha memória já não é o que era... outros foram mostrados no último concerto).
Este ano ficou marcado por um bom punhado de concertos e colaborações com a Galiza. Corunha, Pontevedra, Vigo, Allariz, Bueu, Lugo, Porrinho e Ferrol foram alguns dos sítios por onde passámos. As imagens aqui penduradas referem-se ao concerto de Ferrol, e como têm uma série de curiosidades, coloco-as hoje e conto algumas histórias que estão para além da musiqueta.
Foi neste palco que a meio dessa tarde, e durante o ensaio de som, falei com a Fátima Campos Ferreira, via telefone, é claro, que nos propôs uma cançoneta para o Prós e Contras sobre o acordo ortográfico. Era quinta-feira, dia 10 de Abril e o programa seria em directo na segunda dia 14. Tempo apertadíssimo, mas lá fui dizendo que sim, que alguma coisa havia de sair. Jantámos, cantámos e fomos dormir à Corunha, onde iriamos cantar no dia a seguir. Dormimos pouco essa noite, porque houve algumas voltas a dar, e no dia seguinte de manhã, entre churros e café com leite, lá saiu o Samba. A seguir e porque ainda tinha de esperar pelos outros para almoçar, que fiz eu? Cortei as guedelhas que me pesavam no couro cabeludo há pelo menos dois anos. Nessa noite houve concerto no Jazz Vides, no dia seguinte regresso ao Porto, domingo houve ensaios da nova criação e no dia 14 lá fomos cantar para a Fatinha o sambinha, que não por acaso, pergunta pelo galego. É que para os galegos este acordo interessava mais do que a nós.
Este tipo de pressão faz-nos bem. Faz-nos trabalhar e faz-nos ser criativos. Por isso mesmo, ao olhar aqui para o lado, fico com a sensação que brevemente haverá ideias novas a rolar por aí.
Por agora, e com o vídeo na frente, a rolar só mesmo os 4 brancos, já que o preto é mono e não arrasta a sandália.

Sem comentários: