09 março 2011

Cinzas

Pois muito bem, cá chegamos a quarta-feira dita de cinzas para os crentes e foliões que hoje enterram a alegria, a farpela e o sorriso. Para nós Vozes, como disse o Tomi e o Miúdo em escritos anteriores, a alegria é constante mesmo em tempos difíceis como estes que atravessamos.

Para provar isso mesmo, digo-vos que ainda hoje, o tal dia cinzento dos calendariodependentes, despertei a mente e os ouvidos dos meus colegas cantores para as músicas do grande Vítor Rua, outrora GNR, e hoje mais uma voz na luta. Não sei se ele cita passagens do nosso presidente da Republica no seu discurso de posse, mas este tema parece-me mesmo saído do Palácio de Belém... e não só. Haverá com certeza milhões com vontade de o entoarem a uma só voz. Da mesma maneira como este aqui, com direito a linguagem gestual e tudo.

Vinicius de Moraes dizia que a felicidade do pobre parece a grande ilusão do Carnaval... e no refrão dava-nos essa chicotada cantando: tristeza não tem fim, felicidade sim. Sejamos ricos de espírito, que a vida não dá para mais sem essa coisa do " tudo se acabar na quarta-feira"!

Assim sendo e para o espírito dos que se afectam pelo dia das cinzas voltar à tona, aqui vos deixo um excelente exemplo de música feita na Nova Zelândia, mas que podia ter sido gravado em qualquer EB 2/3 do nosso Portugal, onde se insiste no ensino deste instrumento execrável, fazendo crer aos pobres alunos que tocam alguma coisa de jeito.

6 comentários:

Alegrão disse...

Eh páá!!! Eu ainda era crente... que tocava alguma coisa de jeito...
Nunca mais nos cruzámos, nem no Abadia ou no Tripeiro.
5 abraços!

São Rosas disse...

Hoje, n'a funda São, publiquei dois dos videos do Vítor Rua, camaradas, pá!

:O)

Joca disse...

Tens de marchar até cá acima Alegrão! avisa quando vierem para estes lados.

São, o Vítor Rua é o Bocage dos tempos pós-pré-revolução! Só espero que esta próxima não seja uma coisa abichanada de florzinhas nas espingardas!

bjs e abçs

São Rosas disse...

Eu nunca porei uma florzinha na espingarda!

Samuel Cirne disse...

Wowwww ! Que lindo ! :D Flauta de bisel no seu melhor dos comas pitagóricos ou harmónicos ! ahah

Joca disse...

Samuel, é lindo isto, mas é também muito a realidade musical das nossas escolas... pelos vistos a praga é global como o aquecimento!

abraço