25 abril 2007

25 de Abril!

É sempre muito difícil explicar a quem não viveu, o que foi o 25 de Abril. Eu, que na altura tinha cinco aninhos, recordo-me bem desse dia, da forma como vim da escola, do meu pai "preso" no outro lado da cidade e todos os dias a seguir: foi um mundo novo, diferente, com que me deparei.
Da mesma maneira, na noite de 24 para 25 de Abril de 94, estava com as Vozes em Lisboa, naquela que seria a estreia absoluta da versão dos Índios da meia praia. O programa de televisão era o Turno da Noite, a estação a TVI e um mundo novo apareceu-nos pela frente.
Nesse dia, já eu contava 25 anos, percebi toda a essência da liberdade. Algumas das mais básicas conquistas de Abril estão neste excerto que aqui vos deixo. O fim do programa, um cantor de que não me recordo o nome canta Zeca Afonso, sendo acompanhado pelo tio Júlio, pela Helena Roseta, pelo Emilio Aragon do Jogo do Ganso, por nós Vozes, pelos Entre Aspas, pelos Frei Fado, pelo Manuel Faria. Ambiente de festa com cravos e tudo. Ia tudo tão bem que o nosso amigo Júlio Isidro, num acto heróico, inflecte de Zeca Afonso para o hino do programa Turno da Noite and... Júlio takes the lead! E é a apoteose! Todos dançámos, saltámos, vibramos com a riqueza musical. Mas não só nós... reparem bem num senhor do público que, quase no fim deste excerto, canta e dança com espírito revolucionário, como que possuido pelo Che. Também para isto se fez o 25 de Abril, amigos! Para podermos livremente extravasar os nossos sentimentos, para vivermos sempre em festa... até para o Júlio Isidro cantar... mesmo que nos custe ouvir!
Este 25 de Abril iremos comemorar de forma bem mais aburguesada. Já a bordo do cruzeiro (que está mencionado uns posts abaixo) iremos cantar música de intervenção. Até porque intervir em alto mar, perto da piscina, é muito melhor.

10 comentários:

Anónimo disse...

Recordar Abril é fortalecer a liberdade.

Tany disse...

Em relação ao 25 de Abril não vou dizer muito porque ainda não era viva nessa época e também tenho um post acerca do assunto no outro lado. Apenas tenho pena que ainda haja muita gente mal informada acerca do que realmente representou para o nosso país.
Quanto ao espectáculo, a vossa coreografia estava mal ensaiada eheh... Mas o que doeu mais foi o "outra vez" do Júlio sempre que se pensava que a música acabava ali... "vá lá mais uma vez"... Foi demais para os meus ouvidos lol

Bjinhos

São Rosas disse...

Vocês conseguem dançar pior que eu :-)

Pedro Morgado disse...

Quando chegaremos ao 26 de Abril?
Talvez quando varrermos todos estes filhos do 25...

Nota explicativa: Entende-se por "filhos do 25 Abril" toda esta geração que nos governa. Uma geração que era jovem na época da revolução e que bebeu, de forma equívoca, o verdadeiro significado da liberdade.

Anónimo disse...

Apesar de não estar ainda projectada para vir ao mundo quando se deu a revolução..."agradeço" a todos os que a fizeram, pois de outro modo não poderiamos assistir por exemplo a um espectáculo como o vosso...
P.S. Não há dúvida que a idade é boa conselheira...As vossas coreografias estão muito melhores...

Smelly_Cat.arina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Smelly_Cat.arina disse...

Exacto lol! Bendito 25 de Abril! Bjs! Bons concertos.

(Parte boa, graças ao vosso concerto no cruzeiro não terei aulas de coro com o setôr Jorge Prendas amanhã lol, aproveito e a essa hora vou ver a exposição sobre o Zeca Afonso)

Maria disse...

O Júlio nunca mais se cala, é???
Ufa!! já está!

Anónimo disse...

Não acho sensato o comentário sobre o senhor revolucionário do público, quando há imagens bem mais lamentáveis nos segundos anteriores. O 25 de Abril também me permite fazer este comentário.

Paulo Moura disse...

Então e com o 25 de Abril calaram-se? Como correu o cruzeiro? Como foi a ida a Lemede? A TriMargarida foi lá mas não chegou a ver-vos porque lhe deu a fome :o)