17 fevereiro 2008

Foi num domingo

No último domingo de Dezembro, mais propriamente dia 30, estivemos como peixes na água. Estivemos no circo, no Coliseu do Porto.
Para começo devo confessar que, embora vista com muito orgulho a pele de palhaço, não tenho qualquer afinidade com circos. Talvez trauma de criança. O único que achei piada foi a um muito pobrezinho em que três pessoas desdobravam-se numa companhia enorme, entrando e saindo da tenda, sempre com nomes diferentes. Tudo ali era miserável: as roupas, os nomes, os números. Foi isso que me divertiu imenso! Foi um freak show, servido numa tenda velha e rasgada. Ora rir-mo-nos da desgraça alheia não é sentimento cristão, pelo que daí para cá tenho resistido a voltar a entrar em tendas de circo de província.
Os concertos Promenade do Coliseu têm já tradição. São mensais e julgo estarem no ar já há 4 anos. O nosso amigo Cesário Costa é o director artístico e o não menos amigo Jorge Castro Ribeiro, além de apresentá-los, faz também parte da direcção artística. Estes concertos são do melhor que se faz não só aqui pelo burgo, como a nível nacional. O Coliseu enche, os miúdos e graúdos têm uma verdadeira experiência musical e pedagógica e passa-se uma manhã de domingo em beleza. Todos os concertos têm sempre 1 convidado, uma figura pública que escolhe uma música para ser tocada pela orquestra. Desta vez os convidados fomos nós e escolhemos uma música nossa.
Cantámos primeiro o Caramelo, sem acompanhamento. Seguiu-se o discurso (agora vou citar o grande Zé Manel) da tanga, onde dissemos que as orquestras de nada servem, gente a mais para música a menos, são caras e que com 5 vozes tudo se resolve. Atacámos o Super-Ome... e depois, bom, depois ouçam.
Infelizmente o som não é o melhor. É o som da Antena 2, que grava os concertos. Pelos vistos, apesar de levarem bom material gravam logo em duas pistas. Fica tudo desequilibrado... mas poupa-se tempo e trabalho. Sai mal... mas isso é irrelevante, afinal já todos nós pagamos o material e os salários de quem o faz.
Tudo isto só foi possível graças ao extraordinário profissionalismo da Orquestra Clássica de Espinho e do seu maestro Pedro Neves. Da mesma maneira, estas imagens só estão aqui graças ao nosso amigo Pedro Altino, que é o responsável por toda a parte vídeo dos concertos. Tudo gente boa!
Bom domingo

Sem comentários: