18 junho 2007

Noites do Porto

Um dia escrevi aqui que os domingos (ok, já é segunda...) seriam dias consagrados às memórias mais escondidas das Vozes. A intenção era boa, mas como delas está o inferno cheio, rapidamente foi abandonada, ou pelo menos adiada.
Hoje volto aos nossos tesourinhos, que não são tão deprimentes assim. Este é mais um do Porto Cantado, o concerto integrado no Porto 2001, que nos juntou à Manuela Azevedo, ao Rui Veloso, ao Sérgio Godinho e ao Rui Reininho. Coincidência ou não, estes nossos 4 amigos cantam connosco no nosso último disco, “Sete e Pico, Oito e Coisa, Nove e Tal”.
Estas “Noites do Porto” que partilhámos com o Reininho e o Sérgio, tem para mim um encanto adicional. Esta declaração de amor foi composta pela Tuna da Universidade Portucalense com quem, há uns anos atrás, colaborei. Foram 3 anos de trabalho árduo que culminaram com um ano de sonho onde a Tuna limpou todos os festivais por onde passou. (para quem aí em baixo num comentário falou em falsa modéstia, queria dizer que isto só foi possível porque era eu o treinador dos rapazes… na verdade eles eram jeitosos, mas só com uma orientação brilhante como a minha alcançaram o Parnaso!) Dessa passagem ficaram algumas noites de festa e amigos como o Mokas, o Mari Carmen, o Mário, o Chaves, o Tomadas, o Bijou, o Joe, o Joker… e muitos, muitos mais.(eu sei que ainda não apareci aos jantares de quinta-feira… mas uma dia…)
Aqui nos têm então, entre uhhs e ahhs, a cantar com todo o fervor “Dou-te esta canção, só para ti e mais ninguém/ Porque és tu esta linda cidade, que eu tanto ááááááááááámo!”
Servem também estas “Noites do Porto”, para lembrar todos os nativos e habitantes desta zona que quinta-feira a noite é nossa no Plano B. Já estive a ver na agenda e só tenho compromissos na sexta às 9h. Por isso está prometida Grande Noite (que não a do La Féria)
Foi lindo em 2001. A única recordação deste concerto foi a transmissão na RTP na passagem de ano para 2002. Por acaso na altura até foi gravado para um dia sair um disco e tudo, mas... esperem até um dos participantes morrer. No reino animal chamam-se necrófagos aos que assim fazem, na industria discográfica são os que têm visão...

7 comentários:

Anónimo disse...

Olá, querem vêr? Eu tenho um plano B!!! Sou uma nativa! mas estou a kms de distância... Por isso mandei um vasto grupo de nativos e não nativos ( holandeses) para executar o meu plano!!!
Ou seja irão gastar até ao último cêntimo do telemóvel para eu estar a ouvir-vos em directo e talvez a cores ( 4 brancos e um preto!!!) Adoro coisas coloridas!!!

Beijinhos!!
Até quinta!!!

Smelly_Cat.arina disse...

Alta música sim senhor!
2 grandes cantores do Puoartu!!
E claro, com o devido acompanhamento das Vozes da Rádio!! ^^ Bjs

São Rosas disse...

Lindo!

Anónimo disse...

Boas rapazes... Muita coisa veio ao pensamento ao ouvir esta canção e confesso que é uma das que mais saudades tenho de tocar e cantar em palco. Não podia deixar de agradecer, e creio que em nome de toda a Tuna Académica da Universidade Portucalense - IDH, a referencia feita à nossa e "tua" tão amada Tuna. Serás, e mais ainda, serão, todos muito bem recebidos numa qualquer Quinta-feira. Fico à espera desse dia.
Aquele abraço

Anónimo disse...

Grande tema para grandes Musicos... Embora as Vozes da Radio façam de qq tema um grande tema tenho especial apreço por este...=)
Continuem o bom trabalho.

Ps: Quero ver qd apareces no jantar e em seguida no ensaio para beber uma geladinha que é´
sempre bom pra voz. =)

Peace BGC

Anónimo disse...

Muito bem!
Já que eu não posso ir aos jantares devido à distância vai o JP muito bem!
Só um pequeno reparo! A música chama-se Porto D'Ouro e não Noites do Porto! Desculpem é mais forte do que eu lol :=)

António

http://bandolim.blog.com

Joca disse...

Tó,

Grande abraço aí para Lamego. Quando desceres o Douro diz alguma coisa. Quanto ao título... eu quase que juro que foi com o título Noites do Porto que a música foi apresentada no Porto Cantado... mas é irrelevante. O que não é, é que a música é da tua Tuna, ou melhor, da nossa, depois da minha passagem por lá. E que é uma grande canção.
bjs e abs

jp