28 março 2008

Amigos da Vera

Em Setembro demos conta aqui no blog, do nosso regresso a estúdio prometendo, na altura, novidades para o Natal. Como é hábito nestas coisas, o Natal atrasou-se e só agora contamos o que realmente andámos a gravar no fim do Verão.
"Vera e os seus amigos" é um projecto com músicas do João Melo para crianças. Nós, como amigos da Vera e do João, estamos lá no meio cantando as aventuras de outro amigo nosso, o Crocodilo.
Hoje às 6 da tarde estivemos na Fnac de Santa Catarina para o lançamento do disco e partilhámos, por minutos, com o João o palco, para cantar o Crocodilo, o Maior. Infelizmente não pudemos estar todos pois como sabem há gente de cama neste grupo. Só 3 europeus apareceram: eu (se bem que ainda não esteja bem), o Tomi e o Miúdo.
O disco tem muitos convidados, cada um cantando a história de um amigo da Vera. Estão lá, além de nós, é claro, o Reininho, a Maria João, o Paulo de Carvalho, a Susana Félix, entre outros. O João Melo também canta, com a companhia dos Corvos. As canções ficam no ouvido e, pasme-se, tem mesmo instrumentos! É que a maior parte dos discos infantis tem aqueles sons horriveis de teclados imitando cordas e sopros. E eu sofro tanto com isso...
Além do prazer de cantar neste disco, esta tarde tivemos o prazer de estar alguns minutos com o João. A verdade é que fizemos contas e já nos conhecemos há 13 anos. Foi em Maio de 95 que estivemos num palco na Praça do Comércio juntamente com a Neneh Cherry, a Brigitte Nielsen, as Delirium e a Fúria do Açucar (e com certeza mais, mas não me lembro). O motivo de tal ajuntamento foi o dia da Europa e nunca percebi para que serviu aquilo. Hoje fez-se luz: foi para conhecer o João, e para termos tido um bom fim de tarde, passados muitos anos. Afinal valeu a pena!
Quem quiser saber mais sobre o disco clique aquiQuistos sebáceos! Era disto que o Miúdo falava, com o seu ar de puto, enquanto o João padecia com a descrição pormenorizada dos vídeos do Youtube que o Miúdo gosta de ver. Este foi só um dos temas de conversa. Depois, como é costume nestas reuniões, também falámos mal da maior parte dos nossos colegas de profissão. Por falar nisso, já compraram a autobiografia do Tony?

3 comentários:

Tany disse...

Vocês estiveram na Praça do Comércio há 13 anos e eu estive lá a assistir a esse espectáculo!

Quanto à ideia do disco, já tinha visto entrevistas com o João Melo em que ele falou disso, é bom de vez em quando aparecerem coisas de qualidade para as crianças, é necessário que se apercebam de algo mais do que o "dragonball" e companhia.

Bjinhos

Anónimo disse...

"Eu gosto é do verão,
de passear com a gaita na mão,
trálálá"
Um abraço deste amigo ausente (extensível ao João Melo)

Vera de Vilhena disse...

Olá, aproveito a oportunidade para dar os parabéns a todos, cujo trabalho/graça/graciosidade admiro à distância há vários anos. É delicioso o humor que vocês irradiam nas actuações e, a brincar a brincar, cantam bem! E eu sei do que estou a falar, pois sou cantora profissional há 18 anos. Assisti 2 ou 3 dias seguidos ao vosso concerto no antigo Wonder bar (casino do estoril) e saí de lá sempre muito bem disposta. Obrigada! Uma das vezes, na companhia do Nanã Sousa Dias, meu marido. Quanto aos Amigos de Vera, quero deixar-vos aqui um abraço muito especial, pois não só vi esse projecto crescer (sou ex-vinha e amiga do João M.), como sou autora de 3 das letras (Barata, Canguru e Tigre) e cantei o "Cangurú Radical". O vosso Crocodilo está demais! As melhoras para os que estão doentinhos e tudo de bom para o grupo!
Vera de Vilhena