20 março 2008

Famílias Reais, os números

Os números são, nos tempos modernos, o deleite dos estudiosos e dos políticos. Desde meados dos anos 90 adquiriram um significado maior, sobretudo quando um conhecido comediante da altura gaguejou várias vezes ao pretender fazer uma conta de cabeça que misturava números (6%) e letras (P.I.B.). O sketch terminava com o dito humorista a repetir de forma obstinada: “basta fazer as contas”. Este gag ainda hoje é referência para jovens artistas comediantes que se querem iniciar no mundo da política. Pegando na ideia dos números e para facilitar futuros estudos sociológicos e estatísticos, aqui vos deixo alguns. 23 Famílias. 109 Elementos. 5 Vozes da Rádio. 12 Músicas, maioritariamente a 4 vozes mistas + Vozes da Rádio. 88 Teclas do piano, usado 3 vezes e 6 cordas da guitarra tocada 2 vezes. 3 Dias de trabalho mútuo distribuídos por 3 meses: 1 dia em cada mês. 3 Horas por cada sessão, o que perfaz 9 horas de trabalho em conjunto. 41 Linhas de voz gravadas pelas Vozes da Rádio e colocadas no YouTube, para ajudar no estudo de cada uma das partes. Estas 41 linhas foram vistas por 1578 vezes. 973 Compassos. 20 E-mails com material, enviado para as 23 Famílias, durante os dois meses. Cerca de 60 minutos de espectáculo. Centenas de quilómetros percorridos pelas famílias que vieram de Vila Real e de Castelo de Paiva. Milhares de folhas imprimidas e com certeza alguns tinteiros vazios. Estes são alguns dos números que me ocorrem. Felizmente continuamos a receber mensagens que são muito boas de ler. Deixo aqui mais duas e mostro as primeiras fotografias do evento, graças à colaboração de uma família. Para as famílias está ainda prometido um apanhado de todas as fotos e filmes feitos nos ensaios e no concerto para não esquecerem esta aventura.

Caros “Vozes da Rádio” Acordar a trautear a “Tua Natureza”…Cantar “As sobrinhas solitárias” a caminho de mais um dia de trabalho…Chegar a casa e encontrar o filho no seu “mundo de férias” trauteando o “Obnubilado”…Coisas muito comuns destes dois primeiros dias do “pós festa do Coro das Famílias Reais”. Costumo dizer que “Só sabe da lida quem lida com ela..”. E…vocês são uns mestres da arte… Não há palavras para adjectivar a forma como conduziram toda esta “loucura” e como nos conseguiram contagiar! Exemplo disso foi o prazer com que me empenhei na planificação dos famosos chapéus. Tanto trabalho da vossa parte merecia, no mínimo, uma correspondência da nossa. Obrigada. Continuem! Um abraço

Adorei esta experiência e para o ano, se houver mais, quero repetir ! Porque é que não fazem mais espectáculos em grande, como vocês são? Vou ter saudades de toda esta experiência e quero comprar já, todos os vossos cd`s, pois ficam no ouvido e não paro de cantá-las todos os dias. Até o meu filho já sabe todas, só de me ouvir. Quero dar os parabéns ao "grande artista e compositor" Jorge Prendas, que tem músicas LINDAS ! Os parabéns vão lógicamente, para todos os "Famous Five"(sem o cão) e continuem sempre assim,com todo esse humor e entusiasmo-Homens do Norte-que ainda me faz sentir mais orgulhosa e ferrenha do Norte. PARABÉNS !
Vejam que lindo colorido conseguimos com os barretes! Toda a gente equipada à família-que-faz-pic-nic-ao-domingo. Olhem para os cestinhos da comida, as lancheiras e os sacos térmicos. Quanto à nossa roupa, peço desculpa pela barriga, que só nestes preparos fui capaz de reparar. Prometo levar melhor roupa para o próximo passeio de domingo.

Sem comentários: