01 dezembro 2006

Ainda a propósito do Action Man

Há alguns anos, talvez 7, talvez 8, uma pequena amiga minha e do Mário Alves pediu-nos para a ajudarmos a participar na gala dos pequenos cantores da Figueira da Foz.
Aceitámos o desafio e logo o Mário escreveu dois textos: um falava sobre animais com falas trocadas e outro era de uma ironia tremenda e falava dos brinquedos bélicos que se oferecem às criancinhas. Era a canção de embalar o action-man.
As duas tiveram destinos diferentes. A do action-man, com certeza porque poderia ferir sensibilidades ou interesses, nem apurada foi. A outra como com certeza já estarão a adivinhar ganhou o prémio para melhor música desse ano (finalmente um espacinho para a minha arrogância. A partir do momento que decidimos ajudar a nossa amiguinha ficaram a concurso apenas os prémios de consolação, certo?). Sinceramente, sempre achei a canção do action-man bem melhor do que a outra. Aliás, bem me esforço neste momento para me recordar da outra… e não sai nada.
Quando avançámos para o disco de Natal pedi ao Mário para rever a letra original do action-man e acrescentar-lhe algum Natal. Foi coisa de minutos. No mail, passado muito pouco tempo, estava a letra do action-man conforme está gravada e uma outra que nunca foi gravada, nem nunca será, sob pena de Sodoma e Gomorra voltarem a ser destruídas.
Recordando as imagens que o Miúdo colocou aqui no blog com a Sofia e o Leonardo, gostaria de vos dizer que essa foi a viagem mais limpa que fizemos a Lisboa, até hoje. O habitual impropério deu lugar à conversa civilizada. O redundante tema feminino deu lugar às cartas ao Pai Natal. Confesso que ainda tentei subverter as crianças e criar um momento de televisão único (o programa foi em directo) insistindo com elas que mudassem apenas uma letra num dos versos. Era um A por um Ó. Deveriam fazê-lo e apontar ostensivamente para o Vilhas no momento musical da troca. Onde os meninos cantam “mas eu li no teu folheto/E lá vinha escrito a preto” deveriam cantar “mas eu li no teu folheto/E lá vinha escrito ó preto”. Era uma pedrada no charco, não duvido, mas elas, crianças lindas e bem-educadas, deitaram-me olhares de reprimenda e desisti da ideia.

2 comentários:

Anónimo disse...

adoro a canção de embalar o action man..........acho que está fantástica.
mas fiquei com curiosidade e gostaria de saber a letra original

Filipe Soares disse...

Comprei o vosso CD de Natal e fiquei completamente viciado faixa 13, Canção de embalar o action man. Ouvi-a todos os dias e até estou a tentar tocá-la no piano..mas os meus dedos ainda não chegam para tal. Quero dar-vos os Parabéns pela música e pelo trabalho porque cantar em polaco e húngaro não deve ser facil!
Um abraço musical,
Filipe S.