19 dezembro 2006

Encontro histórico

Tinha doze anos quando ouvi pela primeira vez cantada uma zona que conhecia e perto de onde vivia. Foi uma alegria perceber que o Lima 5 tinha já direito a canção e ainda para mais com pronúncia. Assim conheci os “Trabalhadores do Comércio” e estávamos em 1980. Depois vieram o “Chamem a Pulissia” e o “Taquetinhu ou lebas no fucinho”. O humor, a ironia, os lugares e a pronúncia eram aqueles a que eu estava habituado. A música tinha proximidade com o Zappa que começava a conhecer e a admirar.
Depois, em 2001, nós, a Manuela, o Veloso, o Reininho e o Godinho fizemos o grand finale do Porto Cantado com o “Sim, soue um gaijo do Porto”, hino de todo o bem-nascido aqui no burgo: “sim, sou um gaijo do Porto / olha a grande nobidade / represento, bibo ou morto / o mau jeito da cidade”.
No domingo, dia 10, deu-se o nosso encontro histórico no estúdio The vault em Matosinhos. Fomos gravar no novo disco dos Trabalhadores do Comércio, o primeiro do século XXI, e com título Ebuloçom.
Mais do que poder cantar em Nortuguês e trocar os vês pelos bês, foi para mim um voltar aos 80s e à minha adolescência, e recordar os amigos, os colegas, os freaks, os passados, os punks, os flipados e os ganzados do Marquês, da Constituição, da Filipa, do Ofir e do Cenáculo.
Gravámos umas vozes de classe, melhores que as dos outros gaijos do Norte de Inglaterra. Aquilo tá melhor que o Dear Prudence! E mais ainda, tivemos que repetir um take, não por estar desafinado, mas porque algum traidor pronunciou salvar em vez de salbar! Biba os Trabalhadores do Comércio!

Final da sessão. Da esquerda para a direita como no futebol: Jony, Serjão, eu, Miúdo, Tomi e Jorge Filipe. Por motivos óbvios o Vilhas não está presente. Este é um trabalho só para gaijos do Porto. Ah! o miúdo deles, o João, esteve no estúdio mas à hora da foto já tinha bazado!

3 comentários:

Joca disse...

Rita,

Só nas Vozes há dois ex-flipados e o nosso ponto de partida para as viagens continua a ser o Cenáculo. Tenho (como tu pareces ter) as melhores recordações desses anos e de toda aquela zona. Afinal vivi 33 anos no Campo Lindo!
beijinhos e Bom Natal

jp

Joca disse...

Rita,

O outro ex-flipado é o João Ricardo. Ele andou na Filipa depois de eu ter passado por lá. Ele é mais novo do que eu 6 anos (acho...). Mas sei que lá andou, foi colega da minha irmã e viveu prós lados da arca d'água. O Miguel é menino também daquela zona. É de Camões, mas andou sempre por outras paragens. Como vês somos (quase)todos da zona alta. Depois há aqueles que vêm de outro continente e os que vêm da Foz. Deixo à adivinha...

beijinhos e um excelente (é assim mesmo, excelente soa melhor) Natal

jp

Anónimo disse...

Devo dizer que só hoje, quase 2 semanas depois encontrei este post no vosso blog, por onde já tinha passado alguma vez e que 'tresanda' a humor.
Agradecer as referencias é relativamente fácil. Agradecer a vossa colaboração no novo album dos Trabalhadores já é tarefa mais complicada. Os VdR realizaram a proeza de transformar radicalmente uma canção da qual gostamos, mas para a qual parecia que não íamos ser capazes de dar a solução adequada, e com uma notável mestria.
Um grande abraço.
Sergio Castro