21 abril 2008

Aniversário

Não fosse o hi5 e os simpáticos fives que nos mandaram, e eu nunca me lembraria que as nossas aventuras a cappella fazem hoje anos. Faz hoje exactamente 17 anos que nos estreámos em Perafita, num concerto que se inseriu nas comemorações do 25 de Abril. Na altura nem uma canção em Português cantávamos, mas ainda assim fomos convidados para dar início às festividades que habitualmente têm um carácter musical de intervenção. Desses tempos resto eu. O Mário, o Ricardo, o Zé Fidalgo e o Nuno partilhavam palco, mais tarde partilhámos as camisas e fatos made by Laura Rodrigues (que podem ver nas imagens) e, no vídeo abaixo, partilham também estante. Curiosamente ainda na sexta-feira estive com o Ricardo Abreu que me prometeu emprestar os recortes da época. Eu, em virtude da minha já conhecida organização, há muito tempo que não sei onde tenho isso. Nem sei até se tenho...
Muitas havia a dizer desse dia 21 de Abril. Para começar, talvez dizer que nesse dia estreámo-nos com outro nome: Ars Vocis! Tão mau nome nasceu e morreu nesse dia e no dia a seguir optámos por Vozes da Rádio. Cantámos seis cançonetas, entre elas este Banana Boat Song do Harry Belafonte. O nosso técnico de som, cravado para o efeito, foi o meu primo Alex, que além de ser engenheiro, tinha sido disc jockey na Dona Urraca, nos anos 80, o que lhe conferia gabarito para nos fazer som. O nosso primeiro cachet... já não me lembro, mas garantidamente foi mais baixo que o de hoje. O tema de abertura foi uma variação sobre uma peça de Haendel em doo bi doo, que posso garantir era muito mau. Existe uma gravação em cassete desse primeiro concerto e que já foi até passada para cd, mas que muito poucos alguma vez terão acesso. Cantámos as tais 6 canções, e à falta de encores ensaiados, repetimos 3 delas.
As imagens de hoje foram feitas em Setembro ou Outubro desse ano. Penso que foram feitas num auditório de Leça da Palmeira por ocasião de um festival de teatro. O bom é que já nessa altura tínhamos amigos que nos seguíam e aplaudiam. O meu amigo de escola Fernando (que bom foi reencontrá-lo no outro dia ao fim de 10 anos!) foi um deles, e a eles se devem estas imagens. Foram aqui postas para poderem gozar à vontade, até porque não há melhor forma de comemorar um aniversário do que a rir. A minha mão no bolso no início é do mais ridículo possível. As calças quase pelo peito são indescritíveis. A estante a meio, qual fogueirinha de São João, é horrível. A música era feita na base do "improvisa aí, arrisca!". O melhor mesmo era o beatbox do Ricardo que estava avançadíssimo para a época. Afinal de contas sempre nos assumimos como um grupo da vanguarda da frente (como rezava em tempos nas paredes do Cenáculo: "Café Cenáculo, sempre na vanguarda da frente!").

8 comentários:

São Rosas disse...

Desde então houve uma evoluçãozita. Suave e elástica, como diz um amigo meu :O)

Tany disse...

Está giro... Claro que hoje em dia já é outra coisa, mas para principiantes, nada mau ;)

Parabéns pelos 17 anitos e que continuem a "dar-nos música" por muitos mais!

Bjinhos

Ana (Família Ferreira Rodrigues) disse...

Olá,

Imperdoavel, cliente assidua como sou do vosso blog, e não vos dei os parabéns na altura devida... mil perdões! Mas mesmo assim Parabéns!

Jorge,

Podes-te por favor identificar no video? É que não consigo mesmo identificar-te :(

Bjs e continuem com esse sucesso todo.

Ana

Joca disse...

Olá!

Não sei se hei-de rir ou chorar... Ana, sou o que está a cantar (ok, os outros também estão...)!! O 2º a contar da direita, ao lado do baixista. O de cabelo curto, como agora.

Tany, obrigado... mau seria se ainda estivéssemos neste nível...Felizmente não foi só o cachet que mudou.

São, elástica ou não, houve evolução. Não temos baixo, temos contrabaixo, temos rugas e temos mais gordura.

bjs

jp

Ana (Família Ferreira Rodrigues) disse...

Olá,

Confirmas a minha suspeita. Sou sincera, nem pela voz te reconhecia, penso que só pelo avontade que parecias ter em palco.
A evolução em 17 anos foi tremenda. PARABENS!
Mas não chores, pois a evolução é positiva, se não fosse, ai é que era preocupante :).

Bjs

Anónimo disse...

Olá, Chacha.
PARABÉNS a todos!!! Continuem a cantar por todóPortugal afora.
Tenho sodades tuas. Quando é k vais ao Norte Shopping? É lá k te encontro sempre. K coincidência.
Beijokas
Luce

Joca disse...

Ana,

Sabes que, quando revi estas imagens, que já não via há muitos anos (talvez desde que foram feitas), reparei nisso mesmo: estar em palco a cantar nunca foi problema para mim. Nunca senti com as Vozes o mesmo que sentia no Conservatório antes de ir pró piano assassinar um Beethoven ou um Debussy. Talvez por falta de vergonha, ou inconsciência sempre assumi o papel de cantor... não o assumindo... percebes? Estou ali para me divertir, e faço-o desde 1991. E quando a música passa a diversão, as coisas tendem a sair melhor.

Luce,

Eu nem tempo tenho de ir à casa de banho, quanto mais para ir ao Norte Shopping!! Olha, aparece em Pontevedra, no dia 25 de Abril. É uma horita e pouco da Póvoa lá, ouves-nos em Bueu, no Aturuxo, e depois ainda fazemos um itinerário noctívago pela noite de Pontevedra.
Vem viver Abril à Galiza!

bjs

jp

kimikkal disse...

A melhor recordação que guardo dos "Vozes" foi a actuação nos "Filhos da Madrugada" ainda no velhinho José de Alvalade.

"Foram mulheres e crianças, cada um com o seu tijolo..."

Belo.