20 janeiro 2008

Um dos culpados

Os últimos três dias foram passados em cantorias e viagens e o cansaço é grande. No entanto quando as coisas correm bem há uma força extra que nos mantém activos e dinâmicos muito para além do imaginado.
A tarde de hoje na Casa da Música foi espectacular. Aqui daremos conta deste Coro de Famílias Reais que está a ser construído e que pelo que vi e ouvi hoje promete concerto de alto nível lá para Março.
Mal cheguei a casa li nos comentários a um dos nossos escritos, aqui em baixo: “Como correu o concerto em Allariz?”. Depois, e enquanto tentava ordenar ideias de como atacar estes três dias, fui ao blog dos Trabalhadores do Comércio e li isto que transcrevo e que me ajuda a responder à pergunta deixada por cá:

Pois à lareira, ou melhor, à salamandra de consumo ecológico do Roi Xordo, em Allariz, na Galiza profunda, estive eu ontem (mais a Maria) a rever "velhos" amigos e a divertir-me como poucas vezes. Com o local a rebentar de povo, os Vozes da Radio fizeram "voar" um recital de 2 horas, onde a música e o humor foram os ingredientes de uma "ceia acústica" irrepreensivelmente confeccionada. Ainda por cima Allariz é uma terra mágica onde qualquer se perde a sonhar...O marulhar do rio Arnoia serve de "pad" ao xilrear dos pássaros, a seu turno a harmonia que torna menos monótono o "rapear" da carneirada nos prados. Allariz mantém esse encanto rural que coabita com um cuidado urbanismo com que vão rodeando o "casco vello". Enfim, um fim de semana de luxo.

Os amigos são sempre suspeitos, já se sabe! O Sérgio Castro é um “velho” amigo recente. Faz um ano e pouco que com muito orgulho gravámos no álbum de regresso dos Trabalhadores. A partir daí temos estado regularmente, trocando histórias (o Sérgio é um fabuloso contador de memórias), canções e participações. Une-nos muita coisa: o mesmo gosto musical, o Porto, o bom comer e beber e uma sadia loucura. Todos estes são motivos que garantem argumentos para muitos mais anos de colaboração mútua.
Aqui fica fresquinha, a nossa versão ao vivo no Roi Xordo, do Chapéu de Palha, neste sábado à noite. Este tema do Conjunto António Mafra, que faz parte do Sete e Pico, nem teve direito a ensaio. O Sérgio veio ter connosco a Allariz, jantámos juntos (fotografia do cantinho) uma maravilhosa confusão gastronómica que a Carmen do Roi Xordo preparou para nós e ficámos na conversa nuns improvisados camarins. Íamos já começar e eu perguntei ao Sérgio se ele se importava em cantar o Chapéu de Palha. “Já nem me lembro da letra”, disse o Sérgio… Ora eu respondi que na véspera no Porriño também me tinha esquecido, pelo que não era grave. Por outro lado, neste dueto, sou sempre eu que começo, pelo que ele só tinha que repetir o que eu canto. E com estes argumentos o Sérgio disse que sim. Podem ouvir (mais do que ver porque a pouca luz e o fumo não ajudaram a apanhar tudo) aqui no videozinho que valeu bem a pena.
As histórias e as fotos destes três dias seguem dentro de momentos.



Há aqui pelo meio umas piadas incompreensíveis porque foram inspiradas em histórias do jantar. Fala-se numa cama famosa, por exemplo. Tal como é dito também no filme, brevemente escreveremos um livro desconstruindo cada uma destas private jokes.

9 comentários:

Aninhas disse...

Deve ter sido um serão em cheio...e nós aqui no Sul que já temos saudades de vos ouvir...!Pois...no ano que vem, vai tudo passar o fim-de-semana à Galiza!Sim, porque esta história de encher os outros de inveja vai ter de acabar! :D
Beijinhos e até um dia destes

São Rosas disse...

Goxtei dexta verxão dos Vojes da Rádio na Galija do «xapéu de palha fáx xombra».

Anónimo disse...

Ola, perdoade que non fale no voso idioma. Eu estiven na actuación de Vozes da rádio en Allariz, e a verdade é que disfrutei moito do concerto, rinme moitísimo e a vez quedeime perplexa do ben que soaba todo o que escoitaba, sodes moi bos, enhoraboa e grazas por estar connosco. Bicos, Núria.

São Rosas disse...

Bicos?! Bicos?!
Também quero! Também quero!...

Ana a.k.a Cuddles disse...

http://cheesecakemanhattan.blogspot.com

Joquinha e companhia (incluindo o priminho Jony =D) não percam o mais saboroso dos blogs! ;)


Ana Isabel

Tany disse...

Hello!!!

Já sei que os meninos têm andado lá por fora, mas entretanto não sei o que andaram a pagar aos locutores da Rádio Marginal que passam as vossas músicas a toda a hora!!! No outro dia até fizeram pub ao vosso blog!!!

VDR em grande :)

Bjinhos

Joca disse...

Ana Luísa,

Bom fim-de-semana na Galiza. Vais para boas terras. Se precisares de ajuda no roteiro, a gente pode ajudar.

bjs

São Rosas,

Gostaste? Mais havias de gostar da história da cama de que se fala no filmeco... Fica para outros blogs...

bjs

Núria,

Obrigado, muito obrigado. Allariz e o Roi Xordo vão ficar na nossa memória. Foi um concerto muito bom para nós também. Quanto a lingua... ela não é barreira! Percebeste tudo, não? Nós também te entendemos perfeitamente!
Bicos para ti e para toda a xente de Allariz. Foi un pracer enorme cantar en Allariz. Queremos volver aí!

Ana,

Vou visitar! Conta connosco!

bjs

jp

Joca disse...

Tany,

Se é rádio que nos passa, só pode ser boa. Se é Marginal, tanto melhor. Sempre nos demos melhor com os desalinhados.

Como sabes a Rádio Marginal não deve passar das portagens do Carregado, pelo que não fazia a mínima ideia. Fico, obviamente, muito satisfeito! Que passem!

bjs

jp

São Rosas disse...

Joca, eu conheço um blog... cof... cof... cof... bem adequado a histórias que metam cama... cof... cof... cof...
Manda, manda, que eu publico... cof... cof... cof... cof... cof...