01 agosto 2007

Vernissage

Temo estar a tornar-me repetitivo quando falo na relação íntima que existe entre o esplendor do sol e o nascimento das estrelas, mas aqui vai mais uma constatação. Acabo de chegar da inauguração de uma exposição de fotografia do nosso amigo Pedro Sottomayor. O dia era (porque já passa da meia-noite e o evento foi a 31/7) igualmente de aniversário do fotógrafo.
A exposição tem logo um ponto de partida invulgar. Chama-se “cursos de uma vida” e é a representação de quinze especialidades do Curso de Medicina. O olho do fotógrafo foi buscar imagens de concertos, de peças de teatro, de exposições para ilustrarem cada uma das especialidades. Tudo encaixa perfeitamente e com muito bom gosto. Nada como o comprovarem na livraria bisturi.net, mesmo em frente ao Hospital de São João.
Depois, e como em todos os aniversários, houve bolo e espumante para todos. Foi nessa altura que dei por mim a pensar há quantos anos conheço o aniversariante. E finalmente descobri no arquivo das férias de 88, a minha passagem por Carreço, ali para Viana do Castelo, onde, na casa de uma amiga comum, conheci o Pedro… Depois disso já foram inúmeras as vezes em que nos cruzámos: desde festas até muitos concertos das Vozes. O Pedro é dos indefectíveis, sabemo-lo bem, e para vos provar conto-vos o dia em que o concerto foi em Pontevedra, lá no meio da Galiza, e onde o nosso amigo fez questão em estar presente. E das fotos que ele nos tirou já aqui dei conta (faz favor apertar aqui para ver…)
Voltando à exposição, algo de diferente aconteceu no fim. Antes das pessoas saírem, eram convidadas a rebentar um balão. Dentro do balão, um papel com um título de um livro de Medicina. A tarefa seguinte era procurar o livro e tirar de lá de dentro uma fotografia tirada pelo Pedro e que serve de recordação. Nós Vozes, trouxemos as três que se encontram aqui em baixo.
Para terminar o bizarro da noite. À despedida o proprietário da bisturi.net, extremamente simpático e atencioso, disse-nos “apareçam sempre”. Não resisti em comentar com o Tomi o quão interessante seria uma tarde entre livros de Medicina e que até devíamos aproveitar as férias para o fazer. E como seria de esperar de mim, veio de seguida o comentário parvo e baixo, ao manifestar profundo interesse em colar-me à prateleira de ginecologia e ver todos os livros, sobretudo os com imagens. Sei que teria no Tomi o companheiro ideal nessa viagem pelo mundo da Medicina. Por falar em viagem… antes de sairmos dali direitinhos para o lar, fomos ainda empurrados pelo Demo para uma gelataria onde eu e o Tomi arranjamos fortes argumentos para amanhã de manhã passarmos pelo ginásio.

As fotos que nos sairam nos balões. A de cima está até com o papelzinho com o título do livro. Bonito de se ver. Mais abaixo o motivo que nos leva a ser incondicionais da Super Bock. Todas estas ofertas, como compreenderão, não se enquadram na estética, nem na temática da exposição. Mas enquadram-se muito bem aqui... e se quiserem que apareçam nos próximos concertos.

1 comentário:

São Rosas disse...

Se eram assim as do livro da gastrite, imagino as da ginecologia...