25 novembro 2007

Santa Catarina

Hoje de manhã fui para a baixa, andar e consumir por Santa Catarina. O Natal aproxima-se de forma apressada e é preciso começar a fazer compras. Sim, eu sei que o Natal não é nada disto e o que interessa é o espírito e a paz entre os homens, mas todo esse encanto é bem mais bonito quando se consome compulsivamente. E, como é público, eu sou um jovem sem necessidades, pelo que, gasto fortunas incontáveis nestas semanas que antecedem a festa da família.
Estava eu à espera do verde para os peões no lento semáforo da esquina com a capela das Almas, quando fui interpelado por uma senhora que igualmente aguardava por ordem para avançar: “Ainda há minutos disse à minha filha que foi aqui em Santa Catarina que vos ouvi pela primeira vez a cantar. Foi pelo Natal, há muitos anos atrás. Desde aí que vos ouço com muito gosto”. É verdade! Há 16 natais atrás, no já distante ano de 1991, começámos a nossa carreira de artistas de rua, ao cantar em seis espaços comercias da cidade do Porto. Nessa altura tínhamos como técnico de som o Vilhas. Foram dias inesquecíveis, pois marcaram a primeira grande exposição das Vozes. Depois do Porto, e ainda nesse ano, seguiu-se Évora e Guarda. Uma verdadeira tournée!
Do repertório desses concertos está este Swing Low que aqui vos deixo. É uma versão completamente nossa aqui apresentada no programa da manhã Bom Dia que tinha essa mítica dupla: Juca Magalhães e Manuel Luís Goucha.
Das imagens muito há para dizer: o bigode do Goucha, o cabelo do Juca, as lindas vestes que ostentamos saídas da cabeça da D. Laura Artur, conhecida representante dos comerciantes do Porto, o cenário do programa. Caso não percebam sou o único sobrevivente desses tempos. Para quem não me reconhecer, apenas digo que foi com a silhueta que aqui apresento que uns anos mais tarde o exército português ficou privado do meu brilho. Motivo de tal perda: falta de peso. Para mim não passaram 16 anos. Passaram 20 quilos.

2 comentários:

São Rosas disse...

Que giro. Na altura havia 5 Miúdos!

Anónimo disse...

Aqui estavas a cantar sempre de lado não???

Quem era o menino de óculos e cabelo impecavelmente penteado?

Ah por falar nisso joca.
Olhando para ti neste video digo-te isto, que muitas vezes ouvi de minha mãe:

"quando eu te penteava é que tu andavas bem".