12 novembro 2007

Zé Marinho

No dia 27 de Maio de 2006, estávamos no Cais de Gaia a colaborar com a Antena 1 num programa que, se não me engano, se chamou Dia Positivo. Nós estávamos, de facto, muito positivos em palco, até porque tínhamos almoçado muito bem, à espera do fim do noticiário das 15h para começarmos a cantar. A última notícia foi como um soco no nosso estômago: o maestro José Marinho tinha morrido essa madrugada. Ficámos atónitos e no preciso momento em que a emissão vira para nós, estávamos a comentar o facto. A entrevista que deveria anteceder a cantoria ficou obviamente para segundo plano. Reformulámos o que íamos cantar e dedicámos o tema ao Zé Marinho.
Conhecemo-lo profissionalmente em 2000, num programa da RTP de nome Parque Maior. Fizemos esse programa a meias com os Entre Aspas. Com eles cantámos um tema e outro com a orquestra dirigida pelo Zé, o Efectivamente. A memória já não ajuda muito e não consigo sequer descrever o programa. Sei apenas que foi essa a primeira vez que cantámos com um acompanhamento orquestral e que o Zé fez os arranjos dois dias antes de gravarmos. O ritmo era alucinante e ele não tinha mãos a medir.
Depois disso cruzámo-nos com ele dezenas de vezes: galas de televisão da TVI, programas da RTP, da SIC. Em Julho de 2005 voltámos a trabalhar com ele num evento privado onde cantámos o Leãozinho com a Rita Guerra e um ensemble instrumental. Essa tarde conversámos muito e naturalmente rimos muito. O Zé era bem-disposto, pelo que a empatia era imediata.
Hoje, dia 12, o Zé faria 44 anos. Se a morte é sempre injusta, há casos em que é terrivelmente cruel. Hoje há uma evocação em Lisboa, às 19h, a que infelizmente não podemos ir. Estamos em espírito. Aqui, no nosso cantinho, recordamos o nosso trabalho conjunto da única forma possível: uma gravação feita a partir do som da tv e que há uns anos atrás foi descoberta pelo Miúdo na net. Alguém pôs lá este tema para “circular”. Nenhum de nós tem gravação vídeo do programa e este é mesmo o único registo.
Zé, um abraço!

Get this widget | Track details | eSnips Social DNA

6 comentários:

Tany disse...

Eu tenho gravação video desse programa e lembro-me tão bem!!! Ainda está em vhs, um dia que tenha tempo passo para dvd e dou-vos, se quiserem (não dá para por no pc).

Bjinhos

Joca disse...

Obrigado Tany!

Seria excelente... sabemos que podemos contar contigo para o museu Vozes da Rádio!

bjs

jp

kimikkal disse...

Lembro-me desse programa e de muitos outros em que o José Marinho participou.

A televisão músical portuguesa perdeu uma formiguinha trabalhadora.

ps - parabéns pelo blog, ultrapassa a mera dimensão de promoção do projecto e desperta o interesse mesmo a quem nunca ouviu falar dos Vozes.

Unknown disse...

Olá lindos!!!
Acabei de lêr o que escreveram sobre o José Marinho.
Obrigada pelo que escreveram e confesso que me emocionei.
Eu era a "sombra" do Zé e, como tal, estive com vocês no Parque Maior e pela última vez em Coimbra.
Como não é possível o Zé agradecer-vos,faço-o eu em nome dele, dos filhos Tiago e Alexandre
Beijos para vocês e até sempre!

Iva Marinho

Doce_Fadista disse...

Nunca tive oportunidade de me expressar pela tristeza que senti a quando da morte do Zé porque ele foi umamigo para mim,e foi a unica pessoa que acreditou que eu era capaz de vencer no mundo da musica,foi ele que fez as musicas e todos os arranjos do meu 1º CD,fui á Roménia participar no festival Veado de Ouro a cantar uma musica feita por ele inédita e com letra de Nuno Figueira...tinha tanto para lhe agradecer,segui a cantar o Fado segundo conselho dele que me dizia que o segredo estava em acreditar em mim,ele tinha uma enorme admiração pela sua esposa e amava os seus filhos..era um grande homem e uma excelente pessoa,infelizmente nunca lhe vou poder mostrar o quanto aprendi com ele e como evoluí devido aos seus conselhos..mas sei que ele vai estar sempre presente em toda ba melodia da minha voz porque foi com ele que aprendi a soltar a voz que há em mim,e é em cada vitória minha nesse campo..que existe um pouco dele..o meu amigo Zé Marinho..obrigado por tudo...D.Iva obrigado pela simpatia com que me recebeu em sua casa sempre.....Simplesmente..obrigado Zé........... Sónia Silva

Anónimo disse...

Faz hoje 3 anos que o Zé partiu...jamais o esqueceremos...continua bem vivo entre nós...Até sempre Zé...Pedro Costa