05 novembro 2006

País de Navegar

Nada faz mais sentido estar aqui no nosso blog, do que esta música que foi feita por alturas da inauguração oficial do Museu da Alfândega, Museu dos Transportes e Comunicações do Porto.
Em finais de 2000 fomos convidados a realizar um concerto todo pensado à volta do título do Museu. Fizemos textos, músicas, pensámos em cenários, criámos um guião. Depois achámos que seria interessante faze-lo com uma instrumentação pouco usual: flauta, clarinete, violoncelo, acordeão e percussões além é claro das cinco vozes.
Este tema, que originalmente se chamava “país de navegar” mas que acabou por ser registado com o nome “voo no dorso do meu rato”, é dedicado à Internet. Por isso mesmo é a mais pop das músicas deste espectáculo, que no início de 2002 teve edição discográfica.
Foi para mim um misto incrível de sensações reencontrar esta gravação. Por um lado achava que a única cópia que havia deste concerto de inauguração tinha desaparecido aquando do roubo do carro do miúdo. E foi uma enorme surpresa quando vi na caixa escrito “alfândega”. Por outro foi recordar toda a montagem deste espectáculo com os músicos: o Quim, o Moreira Jorge, o João Costa, o Nuno Silva e o Manoel Santiestebán. Mas acima de tudo, lembrar-me do nosso amigo e técnico de som que fez esta gravação e que uns meses mais tarde, depois do nosso concerto de Ovar (impossível esquecê-lo), trocou-nos por um coro celestial de anjos bem mais afinados e disciplinados do que nós. Não tenho dúvidas que um dia também lá vamos cantar. Enquanto isso não acontece, vamo-nos relembrando desses tempos. Mas às vezes, dá um raio de um nó…

4 comentários:

Tomi disse...

Ao Pedro, que sempre teve mais do que um país para navegar, a saudade!

Nuno Silva disse...

Venho dar um abraço a todos e recordar com saudades essa grande experiência que foi tocar com estas grandes vozes da rádio ;)
Espero que esteja tudo bem!

Grande Abraço
Nuno Silva

San disse...

Grande canção!
Quando editam?

Miúdo disse...

"Um CD que, sob o título "Mais Perto...", regista o espectáculo original de abertura do Museu dos Transportes e Comunicações, em Dezembro de 2000. As canções que integram este CD, da autoria do grupo "Vozes da Rádio", constituem quadros, realidades e vivências, pedras da história da Alfândega, agora sede do Museu. À venda no Museu." in www.amtc.pt :)