22 novembro 2006

R.I.P.

O dia hoje é de consternação para as Vozes da Rádio. O nosso companheiro de vídeo, candidato a melhor actor secundário no ano 2005, o peixinho amarelo, sucumbiu esta noite após prolongada doença. Estes últimos dias, já os passou acabrunhado no fundo do aquário, evitando dialogar comigo, apesar da minha insistência.
O meu maior problema agora é explicar a uma criança de três anos que o peixe esticou as barbatanas. Pensei já em três estratégias. A primeira chamaria a realista. Explico-lhe que a vida tem um outro lado e que se chama morte. Que um dia o papá também vai passar para esse lado, tal como peixinho e que a diferença é que em princípio o papá não vai acabar num saco do Continente com a inscrição “a marca do seu Natal”. Não que o papá precise de uma urna em jacarandá, pau-rosa ou sucupira. Basta-me um saquinho daqueles que se usam nas tragédias para ensacar cadáveres, desde que tenha uma cor discreta. Outra hipótese é a fantasista. O peixinho largou o nosso lar para ajudar o pai natal que nesta altura anda carregadinho de trabalho. Depois do Natal voltará a nossa casa, bem disposto e pronto para mais uns mergulhos. A terceira via chamaria de via-sacra. Deus, que no paraíso também tem os seus lagos, neste momento precisava de uma carpa bonita como a nossa. Nós, como gostamos de partilhar, demos-Lhe o nosso companheiro. Ficamos todos felizes… enquanto não me decido, deixo aqui uma visão póstuma do nosso amigo.

3 comentários:

Anónimo disse...

Um pequeno refogado onde a carpa se deposita juntamente com pimentos. Depois das batatinha e de um velório de alguns minutos, acrescenta-se água e poejos. Serve-se no prato préviamente composto de sopinhas de pão alentejano. Acompanha com rábano ou azeitonas arretalhadas.
Paz à sua alma!
Àmen!

tsiwari disse...

realmente, olhando bem... a carpa nem é a personagem com pior aspecto, nesse vídeo.

quem diria que seria a primeira a marchar???


:)

Aldina Duarte disse...

... Tendo em conta os 3 anos de idade, eu diria que a Carpa teve de ir ajudar o Pai Natal...?

Até sempre!

(Qual é o e-mail das VR para contactos de trabalho?)

Até sempre!