08 outubro 2006

O Lula não entra aqui!

Já aqui tenho zurzido algumas vezes no Brasil e seus filhos. Não é nacionalismo exacerbado. Antes pelo contrário. É um sentimento contraditório. Para que conste, sou filho de pais que lá nasceram e cresci a numa mistura de verde e amarelo com vermelho e verde, de feijoada à brasileira com feijão vermelho de Trás-os-Montes, de leite de onça com aguardente do Minho.
Por isso fico desgostoso, irritado até, quando vejo que a música de rodízio, as duplas sertanejas e os românticos bregas são para muitos o símbolo único da MPB aqui em Portugal. Sobrevivem os Caetanos, os Chicos, as Marisas, os Baleiros e poucos mais que felizmente ainda por cá se ouvem.
Do que já passou, então nada se sabe. Muito poucos ouviram falar na Legião Urbana e em Renato Russo. Por aqui fica uma mistura entre São Paulo, Camões e o próprio Renato. Que eu saiba, não houve até hoje nenhum português a tratar de forma tão natural Camões num contexto pop/rock.
O Brasil é muito mais que Collors, Lulas, corrupção, droga, prostitutas em Bragança, IURD, Pe. Frederico, futebolistas, fome e favelas. Ainda bem!

2 comentários:

tsiwari disse...

Esqueceste-te das novelas e das bundas...o Brasil também é disso!

Tany disse...

Confesso que também conheço pouco da música que se faz no Brasil: Caetano Veloso, Roberto Carlos, etc... São o que oiço e a que fui habituada, quando se fala em Brasil, portanto não conhecia esta versão que fizeram com o poema de Camões, e para além de adorar este poema, aliás é quase um "hino" nacional, quem não o conhece? Também gostei de ouvir o que os nossos "irmãos" fizeram com ele!!! Foi muito bom, obrigada por partilhares connosco ;)

Bjinhos :)