01 setembro 2006

Como começar?

Que raio... o problema é eterno. Ou pelo menos é meu, é interno. Como começar qualquer coisa? Na primária vivi este pesadelo. As composições sobre as férias. Começava por onde? Pelo fazer das malas? Pela viagem interminável pelos (na altura) tortuosos caminhos de Portugal? Pelas instalações sanitárias dos hotéis que sempre me fascinaram? Só o final era sagrado e sem qualquer dificuldade. "Este ano gostei muito das minhas férias". Mas o arranque... Difícil também na adolescência. Meter conversa com uma qualquer miúda sempre foi a prova mais ingrata. Tantas vezes fiquei agarrado ao silêncio por não me libertar deste trauma com o começo. "Olá, então estás bem?". Não há nada pior... Por isso tentava inovar. Em vão. Depois há as histórias com as pautas em branco e a necessidade de definir o começo. Prova de nível máximo. Horas à volta daquilo. Não sai nada. Só a necessidade de acabar precipita o início. Agora chega a hora do blog. "Tens que escrever qualquer coisa para começar". Mas o quê? Que gosto muito dos meus pais? Que me recuso a comer pescada cozida? Exponho todo o meu pensamento sobre as imigrantes ilegais que trabalham em bares de alterne? Mas que raio devo escrever? Enfim para começar escrevo sobre nada. Sobre a dificuldade de começar. Daqui para a frente será mais fácil. Ou não. Porque há sempre o início para escrever...

3 comentários:

jacky disse...

Olá Joca, até que enfim que há de novo um espaço dos vozes da rádio na internet!
Se precisarem de ajuda para o blogue, é só dizerem :)
Bem-vindos à blogosfera!

Alegrao disse...

Eu também tinha o mesmo pesadelo do início das composições. Se a professora desse 10 minutos, eu ficava para aí uns 7/8 a pensar por onde começar... O que vale é que depois as ideias fluíam.
Fico à espera das vossas. Um abraço

Anónimo disse...

Começar...
Começar uma nova época onde as ideias fervilham, repensar no trabalho, numa série de projectos. Este cantinho vem mostrar as grandes mentes que estão por trás, a verdadeira maneira de pensar do team português de conceito criativo.
Pelo modo como as ideias estão a fluir penso que "Começar" deixou de ser o problema.
Continuem!...
TITA*