13 setembro 2006

Douro - Património Mundial - 250 Anos

Olá.

Quem já assistiu a um show das VDR, pôde ver uma rábula muito engraçada, a parodiar uma musica do Demis Russos. É engraçado como a ficção pode se tornar realidade.
No último sábado fui almoçar a Tabuaço, terra nas encostas do Douro, cheia de tradição e bom vinho. Restaurante escolhido: Tábua d'Aço. Muito engraçado o nome escolhido. Este local de pasto é gerido por um austriaco, da região do Tirol, que ocupa a função de chefe de cozinha. Portanto, podemos encontrar aqui pratos tipicos da região, assim como pratos tipicos da região do Tirol, todos muito bem confecionados.
A meio da refeição, irrompe pela sala , um grupo de cerca 20 adeptos da equipa dos Palancas Negras. Fiquei bastante surpreso, que fariam por aquelas bandas????
Ao aproximar-se o final da refeição, mais uma surpresa, sai da cozinha o chefe tirolês, senta-se num piano daqueles tipo orquestra, e começa a tocar música, naturalmente tirolesa, acompanhada com palmas por todos os comensais presentes. Vivem-se momentos de grande alegria, culminando com a música dos patinhos que sabem bem nadar, acompanhado por um côro espontâneo de criancinhas à volta do piano, onde se incluía a minha querida filha.
E porque razão culminou aqui tão brilhante actuação do tirolês??? Porque entretanto já se tinham aproximado e cercado o piano, dois dos adeptos dos palancas, e tanta pressão fizeram sobre o tirolês, que este cedeu o lugar a seguir aos patinhos.
Seguiu-se mais um momento animado por música africana, onde consegui identificar o "yesterday" e o não menos conhecido "hey jude". Confesso que estava à espera do "vou levar-te comigo, vou levar-te comigo".
A refeição terminou com um grande abraço ao chefe tirolês,( o seu nome é Thomas, má educação a minha não o ter apresentado) e com o pagamento da conta.

Moral da história?? podemos tirar duas reflexões:

1ª sobre a globalização. Que estranho é irmos ao coração do Douro, 250 anos de tradição, almoçar num restaurante tirolês, acompanhado por música tirolêsa e por um grupo de palancas negras, que tocam temas dos Beatles ao piano.
Se globalização é isto, eu gosto. Inesquecivel!!!!

2ª o novo target do milenium bcp. vai ser um tiro no escuro e perdoem a piada fácil. Terem ido buscar a Sara Tavares que nós tão bem conhecemos e admiramos e com quem já trabalhamos algumas vezes, (e ainda bem para ela, que se lembraram dela), não me parece ter sido a melhor ideia para atingir a comunidade africana, pois esta não ouve Sara tavares, OUVE BEATLES!!!!!!

1 comentário:

Maria disse...

Isto é o que se chama uma conclusão bem entrosada!
Vou ver se não me esqueço de ir a esse restaurante qd passar por essas bandas.
Um abraço