09 setembro 2006

Gil… quê?

De há umas semanas a esta parte tropeço quase todos os dias no Sr. António Fiúza. Na semana passada dei-lhe completa e total razão. Só lobbies poderosíssimos, só movimentações de bastidores, só pressões vindas de gente mal intencionada levaram a uma grande injustiça: o prémio Extremadura a la Creación foi para um tal Prof. Eduardo Lourenço, ensaísta (o que é isso?) e que ainda para mais vive em Paris. Como podia este quase anónimo sobrepor-se à inigualável verborreia do Sr. Fiúza? Como se pode abafar o génio deste reinventor da língua portuguesa?
Vamos por partes: Barcelos é não só uma cidade muito bonita onde já fizemos bons concertos como tem gente muito simpática (olá Chico do Público, olá Florentina, olá Flora – diz o Tomi), tem 2 rádios (já colaborámos com a Rádio Barcelos), 2 jornais e inúmeros locais de repasto de qualidade. Recordo jantar há uns anos atrás na Bagoeira com o João Gil um polvo assado que ficou durante semanas no meu top.
Por isso quando levo com um “a gente vamos jogar…” do Sr. Fiúza, quando ouço tanto histerismo desnecessário, quando vejo um senhor calvo e nédio a dizer na televisão “estão a gozar com nós!” ou ainda quando leio num jornal na net um comentário que diz que “O clube Gil Vicente está a sofrer como o navegador com mesmo nome” fico na mais pura depressão! Percebo mais facilmente o Paris do ensaísta.
Gostava de ver este histerismo, mais comedido e educado se possível, às portas do teatro Gil Vicente para arranjar bilhetes para uma representação do Monólogo do Vaqueiro. Gostava de ver esta movimentação aguerrida na defesa de melhor saúde (e a maternidade?), melhor escola (uns cursos pós-laboral de português e história caíam bem, não?), melhor qualidade de vida (que tal menos poluição nos ribeiros das Pontes?). Gostava até que o Gil Vicente, o Belenenses e o meu Salgueiros jogassem todos na 1ª divisão (sei que já não se chama assim, mas é mais bonito).
Por isso Gil… quê? Eanes é que era o navegador. Vicente? Até músico foi. João? Gil, João Gil, um bom amigo com quem um dia jantei em Barcelos. E viva Barcelos!

2 comentários:

Anónimo disse...

Entao Joca, estas a espera de que pah? Andas a viajar demasiado rapaz. Estas no Portugal profundo! O tal que adora Jardins e companhia. O tal que delira com tacticas "a' la'" Fidel Castro. O gajo bem podia estar ali a falar 8 horas que ninguem arredava pe'.
Get real...

Anónimo disse...

«Nada acontece por acaso», diz-se.

Quase tudo o que refere é acertado. Não creio, contudo, que possa exigir de todas as pessoas (sem lhes conhecer a origem e a história de vida, pelo menos, o mesmo nível cultural). O senhor Fiúza é como é. Considerando que tem grande luta pela frente e que teve a coragem de deslaçar a podridão desse "comércio" (já de si) abominável que é o futebol, é um herói. O resto são meros pormenores. Coragem, ninguém negue que tem! Barcelos, baixo-minhota e quase-céltica no espírito, é cidade de gente genuína e com garra (tenho lá familiares adorados)!
Que aquilo que venha por acréscimo advenha da força do carácter que as metrópoles não compram: a qualidade de vida e a simpatia das gentes nortenhas da Galécia! (Que saudades!)

De resto, é a primeira e única vez que comento num blog que fez link ao meu, apenas para dizer que podem retirá-lo da lista de links, uma vez que é já defunto (desde Maio de 2003, já era um blog-jurássico...)

Comento apenas porque admiro o trabalho dos "Vozes da Rádio" (sempre me irritaram as comparações com os "Tet Vocal", arghhh!, que diferença!) e, apesar de não simpatizar com o tom de alguns posts, que puede uno decir más? Pues... ADELANTE, guapos!

Felicidades!
1 abraço!


Inês Alva
Azimutes